Informação para brasileiros que querem viajar para Portugal – Carta Convite

Carta convite? O que é isto?

Quando pensamos em viajar para fora do Brasil, é importante estar ciente das várias informações e leis do país destino. Uma dúvida muito comum entre os viajantes é, o que é necessário para entrar em Portugal? Preciso de Visto? Como é passar pela imigração? O que tem de tão útil nesta tal CARTA CONVITE? Em qual momento da minha viagem que irei usar este documento?

Com base nas informações de sites oficiais como: Consulado do Brasil, Embaixada e o próprio SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras), tentaremos explicar de maneira simples os passos da CARTA CONVITE

PARTIU VAMO FAZER A CARTA CONVITE?

Logo quando chegamos no território lusitano, passamos pela IMIGRAÇÃO e não há exceções. São situações que qualquer viajante enfrenta, e em geral, até mesmo os mais experientes, sentirá uma adrenalina ou “medo”. Afinal, nunca se sabe como estará o oficial do outro lado. Quando chegar a sua vez de ser abordado, o ideal é ter calma e estar preparado para responder às questões feitas pelos oficiais estrangeiros.

passaporte

E o que é necessário para entrar como TURISTA?

Para entender melhor os passos, lembramos que, o Brasileiro que vier a Portugal, para o TURISMO, negócios, cobertura jornalística e missão cultural, não tem a necessidade de ter um VISTO. O prazo desta permanência legal é de 90 dias, ou seja, três meses.

Para entrar como TURISTA em Portugal, é necessário ter um PASSAPORTE VÁLIDO, no mínimo três meses contados a partir da data de embarque, não ter problemas legais no país de origem e destino, comprovar meios de subsistência, seguro de viagem, passagem de volta e a acomodação.

imigracao-aeroporto-japaoO SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras) que controla a entrada no território português, e quando você chegar, são eles que vão fazer perguntas, sobre quais são as pretensões em visitar o país. Por exemplo: Porque veio a Portugal? Quanto tempo ficará? Onde será a acomodação? Se tem amigos ou familiares? Se tem a passagem de volta ao Brasil? Se possuem Carta Convite? Ou podem até questiona-los sobre o valor que leva em dinheiro.

Quando preciso de uma CARTA CONVITE?

Se você não tem HOTEL, HOSTEL, PENSÃO reservada, ou seja, uma acomodação no destino de viagem, será necessário um CONVITE.

Normalmente é alguém conhecido que irá te fornecer este documento informal. Já ouvi relatos de pessoas que vendem este documento, mas não indico isto aos leitores, porque não é legal. Fiquem atentos!

 Nesta carta estará a informação que você vai visitar uma pessoa e tem acomodação num determinado período, e portanto, estará amparado no país.

Lembrando que, para quem vai estudar, a própria escola superior deverá fornecer uma CARTA DE ACEITAÇÃO NA UNIVERSIDADE, devidamente carimbada, assinada e com as informações do curso e o prazo de permanência no país.

aeroporto_85

Bacana, eu acabei de receber um convite de um amigo em Portugal, peço a ele a tal carta? É ele  que escreve esta documento?

Sim, se o anfitrião é um amigo, claro que não há problemas em pedir este documento, mas ele precisa ser um residente legal, ok? O que é de extrema importância, é que, quem envia o convite, torna-se responsável pela hospedagem perante a imigração. Sim, ele pode escrever a carta e há inúmeros modelos na Internet.

Quais são as regras que “meu amigo” deverá cumprir para enviar-me a carta?

Primeiramente o anfitrião deve estar legalizado e não pode ser beneficiário de programas sociais para baixa renda ou sem abrigo.

No momento da entrada do convidado em Portugal, é importante que a pessoa vá recebe-lo no aeroporto. Caso aconteça alguma eventualidade, o SEF poderá convocar o anfitrião para esclarecer algo ou assinar alguma documentação.

 O que é necessário ter neste documento?

Passo 1: A carta deve conter informações básicas, como os dados de quem lhe convida e os seus dados. Na Internet há inúmeros modelos, que se pode adaptar no Word. Basta inserir no Google: Modelo de Carta Convite e decidir qual se adequa melhor a situação;

Passo 2: Anexar o documento do anfitrião (Bilhete de Identidade ou cartão de residência);

Passo 3: O Anfitrião deverá ir até a Junta de Freguesia ou notário (cartório português), mais próximo da residência dele e pedir autenticidade do documento. Existe sempre uma taxa, mas pode variar de entidade para entidade.

P.s (mas nunca é muito caro, não se preocupe)

337379

Se prepare antes de viajar, separe os documentos todos necessários para o trajeto: PASSAPORTE, PASSAGEM DE IDA E VOLTA, os contatos de telefone do anfitrião, a CARTA CONVITE, o contato do hotel ou até mesmo de um transfer (transporte tipo taxi), caso seja necessário.

E boa viagem!!!

Achou estas informações interessantes? Comente logo abaixo 😀

Não deixe de seguir a nossa página oficial do Facebook: PARTIU VAMO VIAJAR?

Partilhe e marque  os teus amigos nas Redes Sociais  #partiuvamoviajar?

32 comentários

    • Heloo Hello! Nadja se você não tiver uma pessoa que envie uma CARTA CONVITE, é importante a reserva em alguma acomodação em território português. E é perfeitamente normal, um turista, ter alguns dias marcados em um determinado lugar e depois surgir a oportunidade de conhecer outros lugares, dentro do país visitado, ou até mesmo, em outros lugares da Europa e simplesmente, PARTIR! Eles não vão te questionar o motivo, de ter apenas 15 dias em Portugal, sendo que a sua passagem, está marcada para 22 (este foi um exemplo), porque é normal, na imigração, receberem diversas pessoas e de diferentes lugares que viajam de um lugar para outro, certo? Eles sempre vão te perguntar, se há passagem de ida e volta do Brasil 😀

      Curtir

    • Não é como informa o Wagner.
      A permanência de um brasileiro em Portugal, tal como um português no Brasil, pode permanecer como é universalmente conhecido, por 90 dias, que pode não ser exatamente 3 meses, como em outro qualquer país ao abrigo de uma convenção internacional, para países que não exijam visto de entrada.
      Pois bem. Entre Portugal e o Brasil, existe um convénio especial, que no Brasil se rege pelo Art.º nº 35 da Lei 6.815, de 19 de Agosto de 1980.
      Assim, entre ambos os países ficou acordado, que o período de permanência em cada 365 dias, contado desde a 1ª data de entrada reciprocamente em ambos os países, qualquer cidadão do outro, uns poucos dias antes do término dos primeiros 90 dias, e nos parâmetros aqui estabelecidos, pode solicitar em Portugal nos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, (serviços conhecidos por SEF), e no Brasil na (Polícia Federal), entidades que regem a Imigração nos países indicados, um prorrogamento da permanência por um novo período de 90 dias, que segundo os acordos entre ambos os países, é sempre obrigatoriamente concedido em condições normais, ou seja desde que o cidadão em causa não se tenha intrometido em qualquer situação irregular.
      Muita atenção: Sempre CONTANDO OS DIAS, NUM PERÍODO DE 365 DESDE A DATA DA 1ª ENTRADA, QUE NÃO SÃO RIGOROSAMENTE 1 ANO, SÃO AUTORIZADOS A PERMANÊNCIA DE 180 DIAS, OU SEJA, OS 1.ºS 90, MAIS A PRORROGAÇÃO POR MAIS 90, QUE PREFÁZ 180 EM 365, (DESDE A DATA DA 1ª ENTRADA).
      Espero ter ajudado.
      Adelino Guimarães.

      Curtir

  1. As informações estão bem clara. Conseguir esclarecer quase tudo. Ficou faltando falar sobre a quantidade de dinheiro necessária para levar quando se tem a carta convite ou não . Mas ainda sim valeu.

    Curtir

    • A quantidade de dinheiro varia com o tempo que você for ficar em Portugal, para entrar em território Portugues é 40 euros, mais 75 euros por cada dia que você for ficar, aconselho se for ficar um mês pelo menos ter em mãos 1000 euros.

      Curtir

  2. Olá, eu ja tenho dupla cidadania portuguesa, mas minha noiva não, ela usa apenas o passaporte brasileiro, meus primos podem mandar uma carta convite para ela ? e na carta convite ele pode por tanto nome dela como meu nome mostrando que nós dois temos lugares para ficar, ou só precisa no nome dela ?

    Curtir

  3. Olá, tenho intenção de ir a Portugal passar 2 anos, cursar um mestrado e matricular meu filho de 15 anos em escola pública. Estou a providenciar minha cidadania portuguesa e depois a dele, entretanto até a data da viagem, agosto, só devo estar com a minha cidadania pronta. Pergunto: terei algum problema para entrar no país com meu filho, sendo ele brasileiro, menor e eu como sua representante legal e cidadã portuguesa? preciso comprar passagem de ida e volta para ele? Muito obrigada!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Bom dia sra. Raquel. Se está a tirar a sua cidadania, não terá nenhum problema em viajar. Referente ao filho, se for fazer a viagem sozinha era importante um documento autenticado, com autorização do projecnitor autorizando a saída do filho do país, preparar o seguro pb4 para ambos e segundo as informações que tenho, é necessário ida e volta. Espero ter ajudado, abraço

      Curtir

  4. Olá! Minha mãe mora em Portugal. Estarei viajando esse ano pra lá, porém ainda não comprei a passagem. Minha mãe pode me enviar a carta convite sem saber ao certo a data de ida e de volta de minha viagem? Contanto que o período que ela colocar na carta convite esteja dentro do período de minha estadia por lá? Porque fui no consulado e eles me disseram que na carta convite tem que estar exatamente a data de ida e a de volta, sem dias a mais ou a menos. Isso procede? Ou minha mãe pode soim colocar um período de estadia por ex. de 2 meses e minha passagem ser somente pra um mês. Alguém pode me ajudar?

    Curtido por 1 pessoa

    • Boa tarde Carlos, está tudo bem? O correto é ter as datas certas na Carta Convite, enviada pela tua mãe. A minha sugestão é, quando vier a Portugal com a carta convite e perceber que gostaria de ficar mais tempo, é bom ir até ao SEF mostrar o interesse de ficar mais uns dias, pagar uma taxa, se não engano são cem euros e ficar em Portugal com tudo certinho.

      Curtir

  5. Eu,marido e filhos menores vamos a turismo ficar por 12 dias, o valor de comprovação de subsistência tem que ser pra cada um?( as crianças terão 1 e 7 anos na ocasião). Podemos comprovar através do cartão de crédito do meu esposo? Agradeço o retorno!

    Curtir

    • TEM SIM POIS , E ESSE SEGURO QUE TI DARÁ O SUPORTE DE SAÚDE NO PAIS .
      SEM ELE FICA DIFÍCIL A ACEITAÇÃO DE ENTRADA .
      CARTA CONVITE É SOMENTE UMA COMPROVAÇÃO QUE ALGUÉM IRA FICAR RESPONSÁVEL POR VOCÊ OFERECENDO ESTADIA EM TEMPO QUE IRA FICAR.

      Curtir

  6. Boa tarde, quando diz 90 dias ou seja tres meses, mudou alguma coisa? Porque 90 dias não são 3 meses. Por exemplo Janeiro Fevereiro e marco, são 90 dias, mas por exemplo marco Abril e maio já são 92 dias.

    Curtir

  7. Estou mesmo confusa, uma amiga comprou passagem para a filha, pediu na agência 3 meses e foi emitido a passagem, quando ela fez os cálculos dão mais que 90 dias, ela esta super nervosa e preocupada com a filha, que tem por volta dos 30 anos , no Brasil trabalha como autónoma, e já morou aqui 7 anos, mas ela vem de fato para passar uns dias com a mãe que é brasileira casada com Português e voltar para vida dela. Será que ela terá problemas na imigração?

    Curtir

  8. Olá ,iremos a Lisboa nas ferias como turista minha irmã ja esta morando em Portugal a mais de 1 ano com a família ,sou obrigado a dizer que tenho parentes em Portugal mesmo indo para hotel,?pois não quero carta convite, ora pois não estarei a hospedar em sua casa!

    Curtir

Deixe um comentário