Informação para brasileiros que querem viajar para Portugal – Carta Convite

Carta convite? O que é isto?

Quando pensamos em viajar para fora do Brasil, é importante estar ciente das várias informações e leis do país destino. Uma dúvida muito comum entre os viajantes é, o que é necessário para entrar em Portugal? Preciso de Visto? Como é passar pela imigração? O que tem de tão útil nesta tal CARTA CONVITE? Em qual momento da minha viagem que irei usar este documento?

Com base nas informações de sites oficiais como: Consulado do Brasil, Embaixada e o próprio SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras), tentaremos explicar de maneira simples os passos da CARTA CONVITE

PARTIU VAMO FAZER A CARTA CONVITE?

Logo quando chegamos no território lusitano, passamos pela IMIGRAÇÃO e não há exceções. São situações que qualquer viajante enfrenta, e em geral, até mesmo os mais experientes, sentirá uma adrenalina ou “medo”. Afinal, nunca se sabe como estará o oficial do outro lado. Quando chegar a sua vez de ser abordado, o ideal é ter calma e estar preparado para responder às questões feitas pelos oficiais estrangeiros.

passaporte

E o que é necessário para entrar como TURISTA?

Para entender melhor os passos, lembramos que, o Brasileiro que vier a Portugal, para o TURISMO, negócios, cobertura jornalística e missão cultural, não tem a necessidade de ter um VISTO. O prazo desta permanência legal é de 90 dias, ou seja, três meses.

Para entrar como TURISTA em Portugal, é necessário ter um PASSAPORTE VÁLIDO, no mínimo três meses contados a partir da data de embarque, não ter problemas legais no país de origem e destino, comprovar meios de subsistência, seguro de viagem, passagem de volta e a acomodação.

imigracao-aeroporto-japaoO SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras) que controla a entrada no território português, e quando você chegar, são eles que vão fazer perguntas, sobre quais são as pretensões em visitar o país. Por exemplo: Porque veio a Portugal? Quanto tempo ficará? Onde será a acomodação? Se tem amigos ou familiares? Se tem a passagem de volta ao Brasil? Se possuem Carta Convite? Ou podem até questiona-los sobre o valor que leva em dinheiro.

Quando preciso de uma CARTA CONVITE?

Se você não tem HOTEL, HOSTEL, PENSÃO reservada, ou seja, uma acomodação no destino de viagem, será necessário um CONVITE.

Normalmente é alguém conhecido que irá te fornecer este documento informal. Já ouvi relatos de pessoas que vendem este documento, mas não indico isto aos leitores, porque não é legal. Fiquem atentos!

 Nesta carta estará a informação que você vai visitar uma pessoa e tem acomodação num determinado período, e portanto, estará amparado no país.

Lembrando que, para quem vai estudar, a própria escola superior deverá fornecer uma CARTA DE ACEITAÇÃO NA UNIVERSIDADE, devidamente carimbada, assinada e com as informações do curso e o prazo de permanência no país.

aeroporto_85

Bacana, eu acabei de receber um convite de um amigo em Portugal, peço a ele a tal carta? É ele  que escreve esta documento?

Sim, se o anfitrião é um amigo, claro que não há problemas em pedir este documento, mas ele precisa ser um residente legal, ok? O que é de extrema importância, é que, quem envia o convite, torna-se responsável pela hospedagem perante a imigração. Sim, ele pode escrever a carta e há inúmeros modelos na Internet.

Quais são as regras que “meu amigo” deverá cumprir para enviar-me a carta?

Primeiramente o anfitrião deve estar legalizado e não pode ser beneficiário de programas sociais para baixa renda ou sem abrigo.

No momento da entrada do convidado em Portugal, é importante que a pessoa vá recebe-lo no aeroporto. Caso aconteça alguma eventualidade, o SEF poderá convocar o anfitrião para esclarecer algo ou assinar alguma documentação.

 O que é necessário ter neste documento?

Passo 1: A carta deve conter informações básicas, como os dados de quem lhe convida e os seus dados. Na Internet há inúmeros modelos, que se pode adaptar no Word. Basta inserir no Google: Modelo de Carta Convite e decidir qual se adequa melhor a situação;

Passo 2: Anexar o documento do anfitrião (Bilhete de Identidade ou cartão de residência);

Passo 3: O Anfitrião deverá ir até a Junta de Freguesia ou notário (cartório português), mais próximo da residência dele e pedir autenticidade do documento. Existe sempre uma taxa, mas pode variar de entidade para entidade.

P.s (mas nunca é muito caro, não se preocupe)

337379

Se prepare antes de viajar, separe os documentos todos necessários para o trajeto: PASSAPORTE, PASSAGEM DE IDA E VOLTA, os contatos de telefone do anfitrião, a CARTA CONVITE, o contato do hotel ou até mesmo de um transfer (transporte tipo taxi), caso seja necessário.

E boa viagem!!!

Achou estas informações interessantes? Comente logo abaixo 😀

Não deixe de seguir a nossa página oficial do Facebook: PARTIU VAMO VIAJAR?

Partilhe e marque  os teus amigos nas Redes Sociais  #partiuvamoviajar?

Anúncios

4 comentários

    • Heloo Hello! Nadja se você não tiver uma pessoa que envie uma CARTA CONVITE, é importante a reserva em alguma acomodação em território português. E é perfeitamente normal, um turista, ter alguns dias marcados em um determinado lugar e depois surgir a oportunidade de conhecer outros lugares, dentro do país visitado, ou até mesmo, em outros lugares da Europa e simplesmente, PARTIR! Eles não vão te questionar o motivo, de ter apenas 15 dias em Portugal, sendo que a sua passagem, está marcada para 22 (este foi um exemplo), porque é normal, na imigração, receberem diversas pessoas e de diferentes lugares que viajam de um lugar para outro, certo? Eles sempre vão te perguntar, se há passagem de ida e volta do Brasil 😀

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s