Documentos para casar em Portugal

Você sabe como funciona o processo?

Um casamento civil em Portugal é um processo muito fácil de organizar. Muitos leitores tem enviado e-mails e mensagens, na página oficial do Facebook, PARTIU VAMO VIAJAR, com dúvidas sobre o passo a passo para casar com um cidadão estrangeiro. No entanto, criamos um artigo para ajudar todos os seguidores.

PARTIU VAMO CASAR?

wedding-322034_1920

Você sabia?

Que todos os cidadãos maiores de 16 anos, podem dar início ao processo do casamento? Este é o primeiro ponto informativo do site oficial do PORTAL DO CIDADÃO. Claro que, com a autorização dos progenitores ou quem legalmente represente o menor.

Existem dois tipos de celebração do casamento e por isto, há dois valores diferentes.

euro-pieniadze-do-zabawy-tp_21243189880177717f

Caso os noivos não se importem de casar nas conservatórias do Registo Civil, nos Postos de Atendimentos dos Serviços, ou nos Consulados Portugueses no Estrangeiro, o valor a desembolsar serão de 120,00 € (Cento e Vinte Euros). Não há fiados, é preciso ter o dinheiro na hora, passar o cartão de débito, cheque visado ou vale postal.

Se os noivos sonham realizar um casamento num espaço específico (quintas, igrejas, praias…), terá que gastar um pouquinho mais, o valor serão de 200,00 € (Duzentos Euros + Despesas com o transporte).

Mas o que seria este transporte? E para quem?

Para um Conservador (a) deslocar-se para o local escolhido pelos noivos, o casal deverão pagar a ida e volta do realizador do casamento. Por exemplo: Taxi

Mas o que é a tal CONSERVATÓRIA?

Este espaço, é um serviço público onde são realizados atos civis, seria como, o nosso Cartório da cidade.

Agora o temos que fazer?

  • É importante ter uma data em mente, o processo de casamento pode ser iniciado, de 3 à 6 meses antes do casamento.
  • Ambos os noivos devem dirigir-se até uma Conservatória de Registo Civil, ou fazer-se representar por um procurador.
  • Para iniciar o processo será necessário apresentar os documentos, (Residência, Cartão de cidadão ou Bilhete de Identidade).

ATENÇÃO

Quem é estrangeiro precisará apresentar a Certidão de Registo de Nascimento. É importante estarem atentos aos sites oficiais dos Consulados e Embaixadas, pois há estrangeiros que necessitam de um CERTIFICADO DE CAPACIDADE MATRIMONIAL.

  • Serão necessárias duas a quatro testemunhas para a celebração do casamento, os chamados padrinhos oficiais.

É importante salientar que, o facto de casar com um cidadão Europeu, não te dará o direito de obter duas nacionalidades ou o famoso passaporte vermelho. Para obter destes documentos, são necessários 3 anos de casados.

glasses-213156_1920

Se você não possuir documentos que permitem a residência no país, mas tem a intenção de casar com um cidadão estrangeiro, não perca o próximo post, pois iremos dar todos os passos para tratar desta situação.

E você, gostou destas informações? Comente logo abaixo! 😀

Já é um seguidor da nossa página que informa e inspira brasileiros pelo mundo? Não perca tempo, vá correndo até à Página Oficial do Facebook PARTIU VAMO VIAJAR? E também se inscreva no nosso site, receberá em primeira mãos todas as notícias e informações. Está esperando o que?

PARTIU VAMO VIAJAR?

53 comentários

    • Boa tarde Fernando,
      Está tudo bem?
      Se você é cidadão português e está em território brasileiro com todos os seus documentos em dia, poderá dar entrada com a sua noiva, ainda no Brasil. Cabem a vocês articularem o financeiro e verem o que é melhor. Casar em Portugal não é nada burocrático e penso que a política no consulado, segue igualitário.

      Curtir

  1. Olá
    Eu gostaria de saber no meu caso sou divorciada.
    Preciso da minha certidão de nascimento, certidão de divórcio ambas apostiladas, passaporte e quais os outros documentos que preciso? Pois sou brasileira e meu namorado portugues e pretendemos casar em Portugal .
    Desde já agradeço.
    Abraço

    Curtir

    • Olá Angela! Está tudo bem?
      Mediante as informações que tenho, os documentos que você citou são importantes com as cópias e originais e do seu noivo também (Bilhete de Identidade). Se você estiver em Portugal legalmente, leve consigo a sua residência para apresentar na conservatória. Fazer o pagamento no balcão e aguardar respostas do órgão competente.

      Curtir

  2. Sou brasileira divorciada vou casar em portugal quais os documentos que devo levar. Meu noivo vai mandar uma carta convite pra mim. Por favor mim oriente onde devo ir quais os órgãos que eu devo procurar obrigada

    Curtir

    • Olá!
      Me chamo Luis e minha namorada é da Eslovénia,ela está grávida e nós queremos casar.
      Gostaria de saber quais são os documentos necessários no meu caso.
      E se com esse casamento posso ir a Eslovénia na que minha residência aqui em Portugal ainda está em análise pelo SEF.

      Curtir

      • Olá Luís, está tudo bem? Se vocês pretendem casar em Portugal, os documentos para você, são os mesmos mencionados no artigo do Blog, CERTIDÃO DE NASCIMENTO, em inteiro teor, autenticado e depois autenticado no Consulado de Portugal, no Brasil. Para a realização do casamento, também é importante que a sua noiva, tenha o NIF (número de contribuinte) e também o documento que comprove a residência dela em Portugal, que pode ser tirado na Junta de Freguesia. A minha sugestão é aguardar uma resposta do SEF para poder sair e voltar a Portugal em segurança, ou seja, sem ser barrado. Há casos de pessoas que conseguem sair do país e viajar entre outros em segurança, mas também já ouvi relatos de pessoas que tentaram viajar e depois foram barrados. jogue pelo seguro. Já que deu a entrada na sua legalização, aguarde. Abraços, espero ter ajudado.
        Aliás, se tiver alguma curiosidade, temos um artigo no Blog que explica sobre o passo a passo para o casamento. abraços

        Curtir

  3. Boa tarde trouxe todos os meus documentos certinho demos entrada na conservatória acharam pouco tempo que nos conhecemos pessoalmente agora 3 meses real. pois namoramos 1 ano.e 4 meses virtual até que vim o conhecer…acho muito demorado muita burocracia pois tivemos que levar duas testemunhas pra dizer como nos conhecemos…afff estamos aguardando

    Curtir

    • Olá Rosalina. É normal este tipo de avaliação dos Serviços Estrangeiros e Fronteiras. Já ouviu falar que os Santos pagam pelos pecadores. Não fique aborrecida. Se vocês orientaram todos os documentos, já deram entrada e apresentaram duas testemunhas, é esperar, porque no final, tudo ficará resolvido. Parabéns pelo matrimônio!

      Curtir

  4. Olá, boa noite ! Ando “à pesca” na net e as opiniões nem sempre são coincidentes, talvez porque os serviços também nem sempre fazem as mesmas exigências !
    Na situação, em concreto, sou um português e pretendo casar com uma vietnamita !!!
    A obtenção do visto para a vinda dela foi recusado no consulado alemão em Saigão, apesar de todos os comprovativos. Será que será mais fácil, a partir de um prévio casamento, por procuração a realizar em Portugal ? Já li que, para além da certidão de nascimento e certificado capacidade matrimonial, é necessário passaporte com visto ou autorização de residência e aqui é que está o problema.
    Se os tivesse não precisava de procuração !!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Sr. Marques. Compreendo a sua preocupação e intenção de resolver esta situação com a sua noiva. Em conversa com uma senhora da Conservatória, ela disse-me que há países que há mais burocracias em casamentos, até citou-me o exemplo da realização do matrimônio entre um português e uma marroquina, que os trâmites eram demorados e complicados. A minha sugestão, era o Senhor enviar um e-mail para os Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, ou o Senhor ir pessoalmente a Conservatória. Sei que, o facto da sua noiva, não ter a permissão de morada em Portugal, eles vão analisar todos os documentos e enviar ao SEF e as vezes, até vão procurar meios e dados que comprovam o vosso relacionamento. Com tudo ok, eles vão dar a permissão para ela, como REAGRUPAMENTO FAMILIAR, dependente seu.
      Já ouvi relatos de cidadão Português que casou-se com uma brasileira, através de uma procuração, feita em Portugal e enviada ao Brasil. Mas o melhor, é o Senhor procurar dados nos sites oficiais.
      Desejo sorte nesta etapa e que tudo corra bem

      Curtir

      • Muito obrigado ! Segundo o SEF, depois de casados, ela poderá obter o visto, gratuito, à chegada a Lisboa. Depois, passados 3 meses, obteráa o visto de residência !

        Curtir

  5. Oi eu vou levando o certificado de capacidade matrimonial ,certidão apostilada e certidão de inteiro teor foi o que meu noivo passou mas quero saber se necessita de antecedentes criminais estadual e federal apostiladas e RG, CPF apostiladas para da entrada na conservatoria?

    Curtir

    • Olá Márcia. Você já tem os documentos necessários para casar em Portugal! Quando chegar aqui, precisará também ir ao Consulado do Brasil, dar autenticidade nestes papéis. Os antecedentes criminais, será importante na altura de tirar a residência, no entanto, isto tem prazo de validade. A minha sugestão é, na altura de ir ao SEF, VC consegue os antecedentes emitido via online e ser autenticado no Porto ou Lisboa.
      Espero ter ajudado

      Curtir

      • Obrigada ,já demos entrada, mas não deram definição de datas pode que passar dos 90 dias?Na conservatória somente perguntaram pra quando queríamos e respondemos que logo que viesse a resposta do SEF. Enfim estamos a espera,,,

        Curtir

  6. Olá, bom dia. Meu noivo e eu, ambos brasileiros, gostaríamos de nos casar em Portugal e fazer a lua de mel pela Europa, para depois voltar para Brasil. Nenhum de nós tem cidadania europeia. Ainda assim, os passos para o casamento são os mesmos? Obrigada!

    Curtir

  7. Boa tarde,sou brasileira, neste momento estou no Brasill,contudo tenho cidadania italiana, sou cidadã européia , ele é portugues, mora na ilha da madeira.Vamos nos casar, quais são os documentos que ele deverá levar para marcar o casamento?

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Sra. Maria Regina. Está tudo bem? Para fazer a marcação do casamento, será necessário a apresentação da sua certidão de nascimento, em inteiro teor e emitido pelo cartório. Também será necessário levar este documento até o consulado no Brasil, para autenticar.
      Em Portugal, o segundo passo é apresentar este documento no consulado brasileiro, em Lisboa ou Porto, e novamente levar um selo de autenticidade. E só a partir daí, conseguem ir até a Conservatória (uma espécie de Cartório Civil), para fazer a marcação do casamento, na data que os noivos desejam. Se tiver curiosidade, leia o artigo do blog, lá ensina o passo a passo. Espero ter ajudado. Felicidades

      Curtir

      • Obrigada por prontamente ter respondido,contudo,queria esclarecer mais um ponto,estou aqui no Brasil, depois de fazer a minha certidão de inteiro teor e levar ao consulado português, posso enviar para ele na ilha da madeira, ele então levaria ao consulado brasileiro, obtendo o carimbo do consulado brasileiro e marcar o casamento na Conservatória? O que digo é: ele faria o segundo passo sozinho, será possível isso?

        Curtido por 1 pessoa

      • Olá!!! Neste caso, aconselharia fazer uma procuração, devidamente autenticada a autorizar o seu noivo a responder por si. Eu já ouvi relatos que assim funcionou, mas as vezes, o que acontece, é que nestes estabelecimentos algumas informações não se cruzam. No então, sugiro que o seu noivo,vá até a conservatória mais próxima da residência dele e questione este ponto. Espero ter ajudado. Abraço

        Curtir

  8. oi sou Joseane, sou brasileira e estou me preparando para ir para Portugal me casar com um cidadão portugues quero saber exatamente o que fazer e quais documentos preciso levar para me casar

    Curtir

    • Olá Joseane. É importante ter uma CARTA CONVITE para entrar no país ou ter uma reserva num hotel ou alguma acomodação em Portugal. Nós temos um artigo no Blog explicando o passo a passo e tem um modelo da carta também. Caso tenha curiosidade leia. Para casar com um cidadão português é necessário a sua CERTIDÃO DE NASCIMENTO, em inteiro teor, emitida pelo cartório da sua cidade. Depois autenticada no consulado português ainda no Brasil. Depois é apresentada no consulado brasileiro em Portugal, para validar e pagar uma taxa. Só depois fazem a marcação na Conservatória em Portugal. Espero ter ajudado

      Curtir

  9. Hi, I’m from Romania and I will marry a portugues. What documents do I need? I’m divorce.
    We want to marry to the see and I understand that I have to speak with the civil registry close to the region where will be marry, but nobody is answering….helppp:)) Could you give a tip or could you help me in some way?
    Obrigada.
    Corina

    Curtir

  10. Boa noite!!
    Eu gostaria de saber se tem como eu dar entrada na cidadania sem residir em Portugal?
    Morei 4 meses em Portugal, mas ainda temos apartamento locado em nosso nome… contas em nosso nome, porém não residimos mais lá.
    Tenho união de facto, vamos converter para casamento. E eu quero dar entrada na cidadania depois disso. E eu li que precisa provar vínculos com Portugal.. tempo em q estamos lá etc….

    Obrigada!!

    Curtir

  11. Boa tarde,

    tenho dupla nacionalidade (Brasil/França) e estou indo morar em Portugal em Agosto. Alguns meses depois meu namorado estará indo também (como turista), e pretendemos nos casar por lá.Quais são os documentos necessários para esse processo? Tenho dúvidas pois entrarei no país como francesa, e ele não possui nacionalidade Européia.

    Desde já agradeço muito a atenção.

    Curtir

  12. Boa tarde, sou cidadã europeia e estou indo para Portugal com o meu namorado brasileiro para casar e poder ficar lá. Pretendemos comprar somente ida pois eu tenho direito de morar aí e queremos explicar que ele está indo se legalizar por causa de mim. Será que eles podem barrar a entrada dele ou algo assim? Obrigada

    Curtir

  13. Olá, boa tarde!
    Sou brasileira e estou me mudando para Lisboa com meu namorado, que tem cidadania portuguesa, vamos nos casar lá, mas quando fui solicitar minha segunda via da certidão de nascimento, o cartório me questionou se seria inteiro teor digitada ou repográfica… Ambas são aceitas para o casamento em Portugal? Sei que devem estar apostiladas e autenticadas, ainda assim preciso autenticar no Consulado Português no Brasil?
    Outra dúvida, como faço para conseguir o certificado de capacidade matrimonial? Ele também deve estar autenticado no Consulado Português e apostilado?
    Agradeço desde já pela ajuda.

    Curtir

  14. Boa tarde!
    Sou portuguesa e pretendo me casar com minha namorada brasileira.
    Ela ainda não tem autorização de residência, mas tem NIF, Seg.Social e contrato trabalho (deu entrada do pedido do SEF para visto trabalhador, mas demora).
    Gostaria de saber se é possível casar sem o visto e se tendo depois a certidão de casamento em mãos, se ela poderá ausentar-se de Portugal e voltar, apenas com a certidão em mãos?
    Obrigada

    Curtir

  15. Boa noite!
    Sou Brasileira e namoro um português.Ambos moramos na Inglaterra,sendo que eu tenho visto pra 5 anos.Agora queremos casar em Portugal.tambem preciso da certidão de nascimento autênticada no consulado brasileiro e consulado português? Obrigado

    Curtir

  16. Olá sou brasileira e vou viajar a Portugal para me casar com um português gostaria de saber quais os documento que eu preciso levar para me casar em Portugal? Eu estou no momento morando na irlanda..já pedi a minha certidão de nascimento. E o certificado de capacidade matrimonial..foi tudo autenticado no cartório da minha cidade aonde eu nasci, só não autênticou.no consulado do Brasil?? Eu devo autenticar ou Não??

    Curtir

  17. Boa tarde . Vivo na Holanda com uma Senhora holandesa e ela adora Sintra e gostava de se casar em SIntra estou registado aqui na Holanda ela éholandesa para casar em Sintra o que sera necessario. Obrigado pela ajuda

    Curtir

  18. Bom dia
    Sou brasileiro e vou casar em Portugal com um português.
    Sou divorciada, preciso apresentar minha certidão de divórcio? Precisa ser apostilada? Certidão de Nascimento de inteiro teor apostilada?
    Se caso eu não consiga estar na hora de marcar, como fazer a procuração no Brasil? Precisa apostilar?

    Curtir

  19. Bom dia. Namoro um cidadão Portugues a 6 anos. Gostariamos de oficializar nossa uniao. Moramos juntos em Africa urante os seis anos que la trabalhamos e agora cada um vai voltar para seu pais de origem, eu para o Brasil e ele para Portugal. O que temos que fazer para oficializar a nossa uniao? Grata

    Curtir

  20. Ola, estou em Londres visitando meu namorado que mora e trabalha aqui, ele é brasileiro com cidadania Portuguesa, gostatiamos de nos casar. Qual seria a melhor forma de realizarmos o casamento?
    Desde já obrigada!

    Curtir

  21. olá, por favor, estou com uma duvida. Vou casar na conservatória em Portugal e pediram certidão de nascimento e de divorcio em inteiro teor, queria saber se para casamento ela tem que ser digitada ou repográfica, cada um diz uma coisa e o a conservatória mesmo não diz nada claro e preciso da resposta logo porque vou enviar o email ao cartório no Brasil hoje e preciso tirar essa duvida. O apostilamento e somente para casamento nos órgãos portugueses certo ? para casar no consulado Brasileiro não precisa apostilar não é ? Estou pensando em casar e no consulado brasileiro mesmo. OBRIGADA.

    Curtir

  22. Boa tarde. Gostava de saber uma coisa importante para mim. Eu tenho dupla cidadania. e vou casar este ano. Fomos a conservatoria civil meter os documentos necessarios. Preciso algum certificado de celibato da Romenia se ja tenho nacionalidade Portuguesa?

    Curtir

Deixe um comentário