Como procurar trabalho em Portugal?

Muitas pessoas sonham com a oportunidade de morar fora do Brasil. Mas será que no estrangeiro existe algum método para procurar um trabalho?

office-620817_1920

Primeiro ponto, de nada adiantará a simpatia e o carisma dos brasileiros, sem estar preparado para o mercado. Sim, digo preparar-se para tudo. Buscar informações de legalização, conhecer as leis do país, ter alguma profissão concebida, saber como funciona o mercado de trabalho e ter a mente aberta para aprender.

“Mas sou um Engenheiro capacitado no Brasil, ganho cerca de dez mil reais. Quero viver em Portugal, para ter qualidade de vida e segurança para a minha família. Jamais vou para outro país, para fazer limpezas em hotéis, servir cafés ou cuidar de idosos. JAMAIS!”

Muito bem, caro Sr. Engenheiro. É importante reconhecer as nossas qualidades como um profissional que estudou muitos anos, que teve a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu na teoria. Que teve contatos com outros grandes profissionais da área, que só acrescentaram no próprio percurso. É importante assegurar-se na profissão que você escolheu para a sua vida.

Quer algumas dicas?

  • Mesmo morando no Brasil, já comece a procurar uma oferta de trabalho na Internet;
  • Atualize o LinkedIn;
  • Atualize o Curriculum Vitae;
  • Prepare a Carta de Apresentação;
  • Faça cadastros nos sites de empregos;
  • Lute pelo seu sonho.

Afinal, só desistem da luta aqueles que desconhecem a vitória 😀

Neste link conseguirá informações sobre o modelo de currículo Europeu: Europass

 

Mas lembra-se do ponto anterior referenciado? MENTE ABERTA?

a-cup-of-coffee-399478_1920

Pois é meus caros, quando saímos do nosso país, possivelmente poucas pessoas nos conhecem e consequentemente não sabem das nossas capacidades e habilidades. Algumas das vezes, para inserir-se no mundo do trabalho de outro país, as vagas disponíveis, são mesmo as mencionadas pelo “SR. Engenheiro”. E já posso relatar que, não é vergonha nenhuma, trabalhar com limpezas, servindo cafés ou cuidar de idosos.

 

Claro que todas as regras há exceções!

Há pessoas que já estão com a passagem em mão e com a indicação na porta da empresa. Outras que são boas naquilo que fazem, e ao chegar no destino, conseguirão com os próprios esforços, a vaga em aberto.

Sorte? Destino?Capacidade?

handshake-2056023_1920

Mas se você vem, com o objetivo de trabalhar, fique ligado no artigo todo.

Há muitas histórias de brasileiros que vieram sozinhos para encarar a realidade portuguesa. Fácil? Possivelmente não foi.

Muitas lutas foram passadas, lágrimas rolam pela face, saudades da família, da “comidinha” brasileira, dos passeios, das reuniões, dos amigos, do cachorro, até do som alto da casa do vizinho. Porque quando se decide viver como um imigrante, lidar com a saudade, a distância, as diferenças, é o “prato do dia”. Mas o mais importante é respeitar e aprender a conviver com o dia-a-dia da outra cultura.

Quer algumas dicas?

Não sendo regras, mas para brasileiros que gostariam de trabalhar no mercado português, tente iniciar algum curso de Inglês. Os portugueses são ótimos em idiomas e o turismo em Portugal é muito forte. Normalmente as empresas contratam colaboradores que sabem alguma língua.

  • Inglês;
  • Espanhol;
  • Francês.

Primeiro passo: APRENDER UM IDIOMA

Na Internet há inúmeros sites gratuitos que ensinam línguas. Basta pesquisar no Google: INGLÊS PARA INICIANTES, CURSO DE INGLÊS GRATUITOS…

Se você passa muito tempo no celular, porque não baixar um aplicativo no aparelho e nas horas vagas, começa a treinar? Quer uma dica: DUOLINGO…

Segundo passo: TIRAR ALGUMA FORMAÇÃO

onion-647525_1920

Se você ama tudo que envolve culinária, já pensou em tirar alguma formação neste âmbito?

Em Portugal ou qualquer outro país do mundo, sempre haverá vagas para quem domina na cozinha. Lembrando que a terra de Camões é muito famosa pela GASTRONOMIA, e portanto, é uma área com grande número de empregabilidade.

Aliás, se você não tem a chance de tirar uma especialização na cozinha, porque não fazer uma formação de garçom? Em Portugal,  chamam de EMPREGADO DE MESAS, e é um ponto a considerar, afinal, há sempre vagas neste setor.

A rede hoteleira também contrata muitos empregados, ainda porque, o país é muito forte no Turismo. Já pensou tirar algum curso nesta área?

bloom-1846200_1920

No Brasil, há muitos cursos técnicos de enfermagem e de cuidados especiais, já imaginou colocando em prática aquilo que aprendeu na teoria? Cuidando de idosos em casas particulares ou até mesmo em alguma instituição?

Já ouvi falar que são bem remunerados

 

Terceiro passo: CARTA DE MOTORISTA

Você tem carteira de motorista? Você sabia que nós podemos trocar a carteira pela Carta de Condução Portuguesa? Ou mesmo no Brasil tirar a carteira de motorista Internacional? Se você quer inserir no mercado de trabalho, precisa colocar em mente, que você poderá morar no lugar X e conseguir um trabalho no sítio Y, e já cogitou não ter o transporte público para te levar ao trabalho? PREPARE-SE!

Mas você acha que só conseguirei um trabalho, se tiver um curso?

Vamos lá, comprar uma passagem para Portugal, custa o “olho da cara”, certo? Muitas das vezes, você deixou de comprar aquela roupa linda no shopping, deixou de fazer aquela viagem inesquecível na praia, deixou de ir comer fora naquele barzinho badalado da sua cidade. Deixou de fazer coisas que poderiam ser importantes na altura, tudo isto, para juntar dinheiro e ir ao destino escolhido. Até vendeu o  carro, a  moto, o computador, aquele violão, o papagaio e tudo, com um só objetivo: VIAJAR A PORTUGAL E MANTER-SE NO PAÍS POR UM DETERMINADO TEMPO

E porque você irá arriscar o seu sonho, porque não quis tirar um cursinho? Fazer uma especialização de S.O.S? Já ouviu falar ter um plano A e um B? As vezes, até um C?

Não é dizer que só aparecerão estas vagas. Mas pode acontecer e você estará preparado para competir com as outras pessoas e com o tempo, serem reconhecidos e valorizados.

 

Quarto passo : ATUALIZE O SEU CURRÍCULO

Diferente do Brasil, o Curriculum em Portugal há foto. Se você não é modelo, não precisa colocar uma foto na praia ou com alguma paisagem, ok? Você vai colocar uma foto tipo passe, uma fotografia com “ar profissional” ou até a foto digitalizada 3×4.

As empresas na Europa, entram em contato através do número do telefone disponível no documento ou até por e-mail. Mas hoje em dia, há entrevistas via Skype, então baixe o aplicativo e fique ligado.

É importante salientar, para nunca colocar algum idioma que você não domine muito bem. Porque na entrevista, podem perguntar o nível da língua estrangeira e começarem a falar com você, no idioma que estiver no currículo. E já imaginou o quanto ficará enrolado se não souber dominar?

Todas as empresas que você teve experiência profissional, não se esqueçam de colocar o que fazia e o tempo que trabalhou na mesma. Valorizam muito.

teve a oportunidade de trabalhar como voluntariado? Explore isto, poderá te dar algum ponto positivo na hora da contratação.

Se você quer saber melhor sobre currículos, clique aqui: Europass

Estou em Portugal com meus documentos legais, tenho um currículo bem feito e quero procurar um trabalho. O que devo fazer?

Super simples, esta informação também poderá servir para quem estiver no Brasil.

Faça cadastros nos sites de empregos em Portugal:

  1. alertaemprego.pt
  2. indeed.pt
  3. careerjet
  4. sapo.pt
  5. net-empregos.com
  6. neuvoo.pt
  7. trabalhocerto.pt

Para quem está em Portugal: Inscreva-se no CENTRO DE EMPREGOS da cidade que está vivendo, acompanhe o site da instituição e veja vagas disponíveis no LinkedIn.

Sabia que também há ofertas de trabalho, nos jornais? Fique ligado!

 

Me ligaram interessados no meu perfil de trabalhador , o que devo fazer?

 

 

time-371226_1920

 

Estude a empresa que te ligou.

Como assim?

Não vá despreparado. Procure saber, sobre a área que se candidatou e o que a empresa representa no mercado de trabalho. Pegue uma folha de papel e faça um breve resumo, caso o entrevistador te faça perguntas sobre a vaga ou sobre a instituição, você não cairá em armadilhas. PREPARE-SE

Certifique da localização e horas da entrevista. Hoje a vida é muito mais fácil com o Google Maps.

Busque informações sobre quanto o mercado de trabalho está pagando para um funcionário naquela área.

Lembra-se daquele ditado, a primeira impressão é a que fica?

Mulheres: Não vá com muita maquilagem, nada de roupas muito curtas ou decotadas.

Homens: Tente não ir de camiseta, ok? Óculos escuros e bermudas.

Ter bom hálito é imprescindível, mas nada de mascar chicletes durante a entrevista. E se puder, coloque o celular em modo avião ou desligue-o.

Se você sonha com a oportunidade de morar e trabalhar fora do Brasil, não desista dos seus sonhos. Vá a luta, busque sempre informações, entre nos grupos disponíveis nas redes sociais, atualize todos os seus documentos e PREPARE-SE.

Gostou destas informações mencionadas acima? Comente logo abaixo 😀

Já conhecem a nossa página oficial do Facebook? PARTIU VAMO VIAJAR?

Quer receber gratuitamente todos os artigos diretamente no seu e-mail? Basta fazer um cadastro na plataforma do Blog e ficar ligado no site que informa e inspira brasileiros pelo mundo  😀

PartiuVamoViajar-

Crédito de Imagens: Pixabay

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s