Para brasileiros que sonham morar e estudar em Portugal – Parte 4

Será que tenho a chance de ganhar uma bolsa de estudos?

passaporte

Quando estamos no Brasil e temos o sonho de estudar fora, buscamos sempre informações da moeda local. É normal fazer a conversão em cada dado que conseguimos, relativo aos produtos, bens e serviços. Uma das grandes preocupações de um estudante brasileiro é se conseguirá manter-se num país em que a moeda é mais forte que o REAL.

Infelizmente o Estatuto do Estudante Internacional alterou os valores cobrados da mensalidade de um curso para os estrangeiros. Falamos disto no primeiro artigo. O valor da mensalidade da graduação ficou mais “salgado”, mas não quer dizer que é impossível receber uma bolsa de estudos, em Portugal.

Quando você chegar a Portugal com o objetivo de estudar e já ter em mão todos os documentos, o primeiro passo para tentar ganhar uma bolsa de estudos, É TIRAR O ESTATUTO DE IGUALDADE DE DIREITOS E DEVERES. Este é um documento muito simples e gratuito, onde poderá adquirir no Consulado do Brasil, em Portugal.

Para fazer o requerimento deste papel, não precisa fazer a marcação online com antecedência. Basta ir à Lisboa ou Porto e fazer a solicitação. O documento fica pronto no mesmo dia, só aguardar alguns minutos no Consulado.

Depois é ir ao SEF e apresentar ao atendimento, a cópia e o original dos seguintes documentos:

sef01

  • PASSAPORTE,
  • CERTIFICADO DE NACIONALIDADE (tirado no consulado)
  • TÍTULO DE RESIDÊNCIA VÁLIDO.

 

Logo é preencher uma folha com os seguintes dados:

NOME:

Data de nascimento:

Estado Civil:

Filho de:

Natural de:

Morada:

Contato telefônico:

Endereço Eletrônico:

Pagar uma taxa: 15 euros

Com tudo apresentado e preparado nos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, é só aguardar a chegada do documento pelos Correios (CTT).

Pronto! Agora  já possui o documento que certifica que você tem os mesmos direitos e deveres que um cidadão português: D

O Estatuto de Igualdades de Direitos e Deveres são concedidos a cidadãos de nacionalidade brasileira que residem em Portugal. Poucas pessoas têm o conhecimento deste documento. Este princípio estabelece que os iguais devem ser tratados de forma igual, resumindo e concluindo, um dos pilares fundamentais é a ideia de igualdade entre os cidadãos, ou seja, temos os mesmos direitos e deveres que os portugueses na posse deste certificado (podemos até prestar concurso público, com esta autorização em mãos).

O foco neste momento é a OPORTUNIDADE de GANHAR uma BOLSA DE ESTUDOS, saiba que na posse do “Direto de Igualdade”, você concorrerá a bolsa de igual para igual, quando na candidatura fazerem o pedido da inserção de documentos. Bacana este tratado, não é mesmo?

Lembra-se do ENEM? Agora vamos coloca-lo a frente da bolsa de estudos. Ok?

Em Portugal, não realizam o VESTIBULAR para ingressar no Ensino Superior, os alunos que finalizam o 2ºgrau completo, prestam o EXAME NACIONAL.

Algumas faculdades portuguesas passaram a aceitar a nota do ENEM como critério de avaliação. No total foram 18 faculdades, e estas instituições estabeleceram as próprias regras como método de seleção das notas. Mas já ouvi dizer que, acima de 600 pontos, tem grandes chances de ganhar uma bolsa de estudos. Por isto, pesquise sempre sobre a potencial escola e as próprias regras.

Cada instituição de ensino possui um espaço na plataforma virtual com informações preciosas dos cursos, documentações necessárias para a candidatura e as informações sobre as BOLSAS. Como já foi colocado anteriormente, as escolas estabeleceram regras diferentes umas das outras. No próximo post, vamos falar sobre isto.

No artigo anterior esclarecemos sobre um ponto curioso das  escolas públicas em Portugal, onde os estudantes pagam mensalidades para frequentar as aulas. Antes um estrangeiro conseguia frequentar as aulas e tirar um curso, por mil euros anuais. Se finalizasse a trajetória acadêmica em três anos, o valor cobrado seria de 3 mil euros. Mas as coisas mudaram e os alunos estrangeiros podem pagar de 3.000 a 7.000 euros por ano.

A boa notícia é que existe a possibilidade de conseguir uma bolsa de incentivo e bolsas de estudo, que podem reduzir até 40%.

É importante estar atento aos sites das instituições de ensino, porque nestes espaços, há todos os dados necessários para ingressar num curso superior, em Portugal.

São 21 Universidades que aceitam o ENEM como critério de avaliação.

* Universidade de Coimbra;

* Universidade do Algarve;

* Instituto Politécnico de Leiria;

* Instituto Politécnico de Beja;

* Instituto Politécnico do Porto;

* Instituto Politécnico de Portalegre;

* Instituto Politécnico do Cavado e do Ave;

* Instituto Politécnico de Coimbra;

* Universidade de Aveiro;

* Instituto Politécnico da Guarda;

* Universidade de Lisboa;

* Universidade do Porto;

* Universidade da Madeira;

* Instituto Politécnico de Viseu;

* Instituto Politécnico de Santarém;

* Universidade dos Açores;

* Universidade da Beira Interior;

* Universidade do Minho

*Instituto Universitário de Ciências da Saúde

*Escola Superior da Saúde do Vale do Ave

*Escola Superior da Saúde do Vale de Sousa

No blog já foi dito para não se limitar apenas em Lisboa, Coimbra e Porto, porque afinal, há muitos outros lugares que podem abrir as portas nesta oportunidade. Não é uma novidade que, nas grandes cidades, as despesas são maiores, por exemplo: o aluguel de um quarto, a utilização dos transportes públicos e muitas outros custos. Por isto, fique sempre atento e faça um planeamento deste investimento.

Gostou das dicas? Compartilhe, comente, curta e siga o nosso Blog ❤

Aliás já conhece a nossa página no Facebook e Google+? Clica neste link PARTIU VAMO VIAJAR e fique ligado no Blog que inspira e informa brasileiros pelo mundo J

No próximo artigo vamos aprofundar sobre as tais 18 instituições de ensino que aceitam NOTAS DO ENEM. Acha interessante? Acompanhe estes dados, porque poderá ser muito útil para você!

PartiuVamoViajar-

(Imagens ilustrativas retirada da Internet)

Anúncios

7 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s