Para brasileiros que sonham morar em Portugal – Parte 3

Quais são as vantagens de estudar em Portugal?

 

A familiaridade com a língua tem trazido muitos brasileiros com a missão de ingressar no curso superior em Portugal. Não é novidade ouvir falar de uma pessoa que foi estudar para o estrangeiro e levou um “pontinho” a frente, daquele que fez toda a vida acadêmica no Brasil. Temos visto muitos casos de brasileiros que estão apostando em Portugal, porque é um país que tem aberto a porta para a Europa.

No primeiro artigo abordamos sobre o novo Estatuto do Estudante Internacional e as formas de ingressar no Ensino Superior. Se você perdeu este artigo, clique AQUI. Já o segundo tema, falamos sobre o passo a passo para solicitar o VISTO DE ESTUDANTE. Quer saber mais? Aqui está. 

Se você tem interesse neste assunto, não perca tempo, faça o seu cadastro no BLOG e receba gratuitamente as matérias em primeira mão. Vamos partilhar no Facebook e Google + todas as novidades sobre o este tema.

PARTIU VAMO VIAJAR?

Um conteúdo curioso para iniciar este artigo são que as faculdades PÚBLICAS em Portugal, não são gratuitas como no Brasil. Os estudantes pagam “propinas” (prestações) mensalmente ou anuidades. Mesmo não sendo um curso gratuito, Portugal, comparado aos outros países europeus, tem um custo de vida relativamente baixo.

lisbon-927669_1920

Há muitas vantagens em ter a oportunidade de estudar em Portugal, além da qualidade de vida e a segurança, o sistema educacional português é muito organizado e muitas universidades são reconhecidas no mundo todo.

ASSUNTOS INTERESSANTES

* 6 Pontos relevantes para candidatar-se

  1. Cantinas:

Normalmente as escolas superiores possuem as cantinas, onde são servidos os almoços e jantares. Diferentes do que muitos podem pensar, os valores cobrados aos estudantes são especiais.

Quem está pensando em morar em Portugal, possivelmente já fez pesquisas e já ouviu falar sobre a rica gastronomia portuguesa. E nos estabelecimentos de ensino, não são diferentes. Eles sempre possuem cardápios diários, para os estudantes. As ementas ficam expostas aos alunos e sempre haverá o prato de peixe e o de carne, água ou suco, sopa e sobremesa. Tudo isto, por no máximo três euros e cinquenta.

2) Tirar cópias

Todos sabemos que estudar gera algumas despesas e quando pensamos nas inúmeras páginas de xérox, chega a dar medo. A boa notícia é que geralmente as escolas possuem um espaço da reprografia. Lugar onde você pode tirar cópias preto e branco ou coloridas e imprimir documentos. Os valores nunca são exorbitantes, cobram entre 0,05 (preto/branco) e 0,15 (colorida).

3) Bibliotecas, Internet e Wi-fi

As faculdades possuem bibliotecas em que os alunos podem levar para a casa, livros. Caso não seja do interesse trazer o material para a residência, poderá consulta-los, ainda na Biblioteca. Também há salas com computadores e Internet, em que os estudantes podem ter acesso com uma senha dada pela escola, para além de WiFi no espaço da instituição.

4) Alojamento

Outro ponto interessante das escolas superiores portuguesas, são que estas instituições possuem alojamento para os alunos. São espaços privados, que pertencem as faculdades e não são gratuitos. A dica é, sempre pesquisar as condições da instituição que deseja estudar, antes de fazer a matrícula.

Caso exista a possibilidade de acomodar nas residências, não tenha dúvidas, que os valores cobrados são bem melhores que do mercado. A única diferença é  que você poderá dividir um quarto com outra pessoa. Mas pense bem, dividir uma área com um cidadão português ou um estrangeiro, poderá ter uma experiência cultural diferente e muito gratificante.

books-2158773_1920

5) Cartão descontos

Ser um estudante em Portugal também poderá obter de um “student ID” que é um “cartãozinho” com os próprios dados e uma fotografia. Nele você conseguirá descontos em várias parcerias da escola. Por exemplo: COMPRAS DE LIVROS, TRANSPORTE PÚBLICO, ATIVIDADES ESPORTIVAS, ALIMENTAÇÃO, e as vezes, até descontos em Mac Donald´s e entrada de cinema.

Bacana não é mesmo?

6) Professores tops

Agora vamos falar de outro ponto crucial, estudar em Portugal poderá oferecer uma experiência acadêmica de excelência, você terá a oportunidade de ter professores portugueses “tops”  e de diferentes países. Com a possibilidade de estar com pesquisadores de todo o mundo e não só, colegas de classe, estrangeiros.

Imagina só, este multi-culturalismo a sua frente? Pois é, Portugal é o nosso país irmão e temos uma porta de entrada aberta.

Gostou das vantagens de estudar em Portugal? Tem alguma dúvida? Envie um e-mail para partiuvamoviajar@gmail.com e siga a nossa plataforma online

Já conhece a nossa página oficial no Facebook: PARTIU VAMO VIAJAR? Curta, comente e partilhe estas informações com os amigos.

No próximo artigo vamos abordar o tema da BOLSA DE ESTUDOS. Se você tem interesse neste assunto, fique ligado. Faça o seu cadastro no Blog e siga as redes sociais.

PARTIU VAMO VIAJAR?

PartiuVamoViajar-

Crédito de imagens: PIXABAY

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s