Para brasileiros que sonham estudar em Portugal – Parte 2

Consigo legalizar em Portugal como estudante?

 

O número de alunos brasileiros em Portugal tem crescido a cada ano. O novo Regulamento do Estatuto do Estudante Internacional, não intimidou os “brazucas” de investirem no sonho de estudar numa faculdade da Europa.

Burocracias sempre vão existir quando o assunto é mudar de país, mas nada é impossível, não é mesmo? As pessoas ficam preocupadas com o fator, estudar e legalizar. Por isto, este artigo será publicado com o objetivo de ajudar a esclarecer estes pontos.

Se você tem o desejo de morar fora e adquirir conhecimentos no Ensino Superior de um país da Europa, fique ligado nestes posts que serão lançados na semana. Faça o cadastro na plataforma do Blog e receba gratuitamente os artigos no próprio e-mail. Também iremos lançar todas matérias nas Redes Sociais: Facebook e Google +. Está esperando o que?

books-2158773_1920

PARTIU VAMO ESTUDAR?

 

ESTOU NO BRASIL, MAS QUERO EMBARCAR LOGO PARA PORTUGAL E INICIAR OS MEUS ESTUDOS. COMO DEVO PROCEDER?

 Primeiramente você precisa encontrar a universidade que deseja estudar. Lembrando que há escolas superiores do norte ao sul de Portugal, então não se limite apenas em Lisboa, Coimbra e Porto. No site da faculdade terá informações sobre o curso que deseja ingressar e é na mesma plataforma que conseguirá fazer a candidatura do curso.

passaporteMAS EU SÓ TENHO DOCUMENTOS BRASILEIROS, CPF E IDENTIDADE. CONSEGUIREI FAZER A MINHA MATRÍCULA?

Se deseja viajar para fora do Brasil, você fez o PASSAPORTE, certo? Então é com ele que você seguirá em frente com a missão de estudar fora, porque este é o SEU DOCUMENTO.

No portal da escola vão pedir o CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO 2ºGRAU E O RESULTADO DO ENEM.  Nestas plataformas online, tudo é muito claro e o interessado deverá cumprir com todos os pedidos de inserção de documentos. Então prepare a máquina de digitalizar, porque podem pedir muitas coisas.

Quando houver dúvidas, não fique com medo e envie um e-mail aos colaboradores da escola.

Após inscrever-se no curso superior é a hora de procurar no site, o contato do SETOR DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS. O bom destes estabelecimentos de ensino Lusitano, são que respondem com muita rapidez as dúvidas de um potencial aluno. E é nesta hora, que você pedirá para o funcionário deste setor, uma CARTA DE ADMISSÃO da escola matriculada.

Ao receber da instituição o documento via-email, vá até o CONSULADO mais próximo da sua residência e peça o VISTO DE ESTUDANTE. Normalmente no Consulado de Portugal, no Brasil, emitem uma autorização de 120 dias, informando a entrada do estudante na terra de Camões.

Se você não sabe onde fica o Consulado mais perto da sua casa e antes de ir até lá, prefere enviar um e-mail ou fazer uma ligação. Neste link você conseguirá dados de todos os Consulados portugueses no Brasil: PORTUGAL

(PARA NÃO TE PEGAR DESPREVENIDO, TENTE ENTRAR EM CONTATO COM O CONSULADO ATRAVÉS DO CORREIO ELETRÔNICO OU FAZER UMA CHAMADA TELEFÔNICA.)

Lembrando que, logo na matrícula haverá alguns custos. Mas também não se preocupe, porque eles vão passar os dados do Banco, para a transferência bancária. E se tiver dúvidas referentes aos valores cobrados, pesquise no site, porque lá encontrará todas as informações.

Próximo passo é tratar do SEGURO PB4, iremos informar logo a frente sobre este seguro. Mas caso tenha curiosidade, estes são os documentos necessários para fazer o pedido no Sistema Nacional de Saúde (SUS):

  • RG;
  • CPF;
  • PASSAPORTE;
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.

É importante tratar da acomodação na cidade em que você decidiu estudar. As escolas possuem protocolos em que podem ajudar neste quesito, mas se achar melhor, podem alugar um apartamento, uma casa ou um quarto. Já abordamos este tema de acomodação em um artigo anterior. Se  tiver dúvidas e interesse sobre o melhor local para acomodar, clica aqui: ALUGAR UM ESPAÇO PARA FICAR EM PORTUGAL

flag-1758718_1920

CONSEGUI TUDO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO.

CONSEGUI UMA ACOMODAÇÃO, TRATEI TUDO NO CONSULADO E ESTOU AGORA EM PORTUGAL. COMO DEVO PROCEDER?

Muitas pessoas possuem um certo receio quando chegam neste ponto, mas fique tranquilo, porque você veio com a autorização do CONSULADO DE PORTUGAL.

PARTIU VAMO AO SEF?

Para ir até o SEF é preciso fazer uma marcação antes. No site oficial do Serviços de Estrangeiro e Fronteiras possui um link para a marcação online e o endereço do local. Após a marcação, o SEF, enviará para o e-mail a confirmação do atendimento. Caso não consiga marcar virtualmente, há um número de telefone para contatar.

Link dos  contatos: MARCAÇÃO POR LIGAÇÃO TEFEFÔNICA

Link do SEF: MARCAÇÃO ONLINE

Com estes links conseguirá marcar a data e o horário vago pelo atendimento, e claro, mediante a própria disponibilidade.

sef01

Prepare uma “pastinha”, porque lá no SEF deverá apresentar alguns documentos:

  • Pedido apresentado presencialmente com um impresso (Se você não tiver a oportunidade de imprimir, não se preocupe, porque no atendimento eles irão fornecer esta folha);
  • Duas fotografias iguais, atualizadas e com condições de identificação (Modelo 3×4)
  • Passaporte válido;
  • Comprovativo de que dispõe de alojamento;
  • Comprovativo de meios de resistência (Saldo da Conta Bancária);
  • Registo Criminal (Emitida pela Polícia Federal Brasileira e outro emitido pelo Tribunal de Portugal – normalmente cobram 5 euros e fica pronto em três dias utéis)
  • Comprovativo de matrícula no Estabelecimento de Ensino (Fazer o requerimento na própria escola);
  • Comprovativo do pagamento das proprinas (Comprovante que pagou alguma mensalidade);
  • Seguro de Saúde ou comprovativo que se encontra registado pelo Serviço Nacional de Saúde, em Portugal (Registo realizado no postinho da cidade onde irá estudar, ele é gratuito). Mais informações aqui: Centro de Saúde

Ahhhh …..claro que terá a taxinha como de “praxe” 😀

Neste link conseguirá chegar nos valores cobrados para cada situação: TAXA SEF

Com tudo tratado com os oficiais, agora é a hora de aguardar os Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, que enviarão a sua residência o tão esperado cartãozinho. Eles dizem que pode demorar de 10 a 15 dias utéis.

Pronto! Agora você já tem o título de residência temporário. Passo a recordar que ele é válido no período de 1 ano, ou seja, se deseja fazer todo a graduação em Portugal, todos os anos terá de fazer a visitinha ao SEF. Apresentar novamente os documentos, inclusive a prova que frequenta as aulas e está tendo aproveitamento da mesma, pagar a “taxinha” de renovação do Cartão de Residência e ficar morando legalmente como estudante, em Portugal.

Gostou destas informações? Acha que vale a pena estudar em Portugal? Tem alguma dúvida, escreva logo abaixo ou envie um e-mail para partiuvamoviajar@gmail.com 😀 Já é o nosso seguidor do Blog? Não perca tempo e acompanhe a plataforma que informa e inspira brasileiros pelo mundo 😀

 Aliás, já conhece a nossa página no Facebook? Clica no link e ….PARTIU VAMO VIAJAR? Comente, partilhe e convide os teus amigos a curtirem a página ❤

No próximo artigo vamos abordar os benefícios de ser um estudante em Portugal e os meios para conseguir uma bolsa de estudos. Quer saber mais? Fique ligadinho e não perca nenhuma dica 😀

PARTIU VAMO VIAJAR?

PartiuVamoViajar-

(Crédito de Imagens: Pixabay)

Anúncios

5 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s