Sou turista, mas quero me tornar um empresário em Portugal

Estou em Portugal e agora decidi fazer o pedido do VISTO DE EMPREENDEDOR

A busca constante por um país com qualidade de vida tem vindo a crescer. Muitos brasileiros estão insatisfeitos com a política, com a educação, com a segurança e com os elevados preços pagos pelos produtos, bens e serviços. O desespero bate na porta de muitas pessoas e Portugal tem sido a oportunidade para a tão sonhada solução. Há muitos brasileiros que desejam emigrar, procuram informações no mundo virtual ou até contato com algum conhecido que teve a experiência de viver fora do Brasil. Normalmente estas pessoas se preparam financeiramente, psicologicamente (porque não é fácil mudar de país e sempre haverá desafios), e estes cidadãos, muitas das vezes, já conseguem sair do país autorizados e com apoio do Consulado de Portugal, no Brasil.

Também há casos de pessoas que não se preparam para sair da zona de conforto e o sonho de morar fora, tornar-se um pesadelo. A boa notícia é, CHEGOU AGORA EM PORTUGAL? Ainda está com visto de turista? Quer ser um empreendedor? Aqui na “terrinha” há possibilidades de fazer o pedido do VISTO D2!

Então?

PARTIU VAMO TIRAR O VISTO?

passaporte

Lembrando que, o que te assegura são as leis e é com o apoio do Artigo 60º que iremos iniciar este artigo informativo. Leia atentamente os direitos e deveres e busque sempre informações sobre o visto e o próprio investimento.

 1 — O visto para obtenção de autorização de residência para exercício de atividade profissional independente pode ser concedido ao nacional de Estado terceiro que:

  1. a)Tenha contrato ou proposta escrita de contrato de prestação de serviços no âmbito de profissões liberais; e
  2. b)Se encontre habilitado a exercer a atividade independente, sempre que aplicável.

2 — É concedido visto de residência para os imigrantes empreendedores que pretendam investir em Portugal, desde que:

  1. a) Tenham efetuado operações de investimento; ou
  2. b) Comprovem possuir meios financeiros disponíveis em Portugal, incluindo os decorrentes de financiamento obtido junto de instituição financeira em Portugal, e demonstrem, por qualquer meio, a intenção de proceder a uma operação de investimento em território português.

É necessário salientar a importância de requisitar o VISTO ainda em território brasileiro. Com o pedido aprovado no Brasil, iniciar uma vida em Portugal será muito mais fácil. Se a situação de hoje, é ter o visto de turista, mas com o desejo de criar uma empresa e conseguir os documentos necessários para residir legalmente em Portugal. É melhor correr atrás dos documentos e dar a entrada no pedido do VISTO DE EMPREENDEDOR.

Uma dúvida frequente dos imigrantes empreendedores, é se há necessidade de contratar funcionários e alugar um espaço comercial para abrir a empresa. A resposta é NÃO. É indispensável ter o capital para “tocar” o investimento, assim como qualquer outro lugar do mundo. Não se inicia uma atividade sem ter “grana”, não é mesmo?

Se o desejo é solicitar um visto e ser empresário em Portugal, o investimento mínimo são 5 mil euros, convertidos em Reais, são mais ou menos, R$ 16.851,00 (isto pode variar de acordo 20072011_dinheirobancousp006com o câmbio, ok?).

Assusta este valor? Alguns não acham o valor exorbitante porque este numerário pode estar nas condições do bolso de cada um. Outros, já vão encontrar obstáculos e pensar: – Se eu tivesse este dinheiro, nem pensava em sair do Brasil!

É importante respeitar as opiniões, cada caso tem o seu caso, cada um com as próprias prioridades. Resumindo e concluindo, para dar entrada neste pedido de autorização de residência é preciso ter disposição para levantar os documentos, aguardar o tempo de avaliação dos estabelecimentos e claro, ter dinheiro suficiente para todas as despesas. E quando abordamos o assunto financeiro é algo que muitos se preocupam. Portanto, faça você o “dever de casa”, busque informações sobre o seu investimento, noção prévio sobre os melhores negócios para abrir em Portugal, uma estimativa de valores, quem são os concorrentes e como fazer a diferença no mercado empresarial. Com a “faca e o queijo na mão” a possibilidade de sucesso é muito maior.

euro-pieniadze-do-zabawy-tp_21243189880177717f

Agora chega de “balelas”, vamos ao que interessa: Os documentos necessários para abrir a empresa.

Logo é dar entrada no pedido de visto de empreendedor.

  • Documento de Identificação (Passaporte válido);
  • Cartão de Contribuinte (Número de Identificação Fiscal – NIF);
  • Abertura de uma Conta Bancária Empresarial;
  • Contratar e escolher um contador (Técnico Oficial de Contas) – Estes profissionais são tratados em Portugal, como Contabilistas, para ter uma noção, um profissional de contabilidade, poderá cobrar pelos serviços de 60,00 à 300,00 euros mensais. É importante contratar um bom profissional da área, se você tiver alguma indicação na hora de agenciar os serviços, será sempre melhor.
  • Abertura da empresa (360,00 €); (Este valor será pago no momento da constituição, em dinheiro, multibanco, cheque visado ou vale postal, em todos os casos são emitidos nominal à Instituto dos Registos do Notariado). Atenção: Não aceitam cheques estrangeiros.
  • Quando abrir a empresa, será criado o Pacto Social, que é igual ao Contrato Social no Brasil. No momento da constituição é comunicado o código de acesso ao cartão eletrônico da empresa. O número de identificação da Segurança Social e o Código de Acesso à Certidão Permanente do registo comercial pelo prazo de três meses;
  • Após a abertura da empresa, será necessário depositar o valor do capital social em até 5 dias, em uma conta bancária com o nome da empresa.
  • O registo do contrato do seu investimento ou da sociedade, é publicado de imediato em nj.pt, de acesso público e gratuito.

Mas onde é este estabelecimento em que eu posso abrir a minha empresa tranquilamente?

É simples, basta clicar neste link: EMPRESA NA HORA

Há inúmeros postos de atendimento espalhados pelo país, então procure o mais próximo da sua residência. Caso queira ter mais segurança, pesquise no site oficial os dados para abrir uma empresa em Portugal: Aqui

Após cumprir todos os passos é hora de ir ao site do SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras) e fazer a marcação para o pedido de visto de residência para o exercício de atividade profissional independente ou para imigrantes empreendedores.

Segundo os dados disponíveis no site oficial do SEF, “é concedido visto de residência para imigrantes empreendedores que pretendam investir em Portugal, desde que:

  1. Tenham efetuado operações de investimento; ou
  2. Comprovem possuir meios financeiros disponíveis em Portugal, incluindo os decorrentes de financiamento obtido junto de instituição financeira em Portugal.”

Se ainda não conhece o site oficial do SEF, este é o link que te levará até a página: S E F

Caso você ache complicado assegurar todos os passos, há muitos brasileiros que procuram apoio de uma assessoria. E estas agências são especializadas nestes tipos de trabalhos. Lembrando que, nada irá cair do céu. E para contratar estas empresas, deverá desembolsar outro montante. Mas se tiver curiosidade e condições financeiras para isto, procure por um assessor e faça um orçamento.

O objetivo desta página é ajudar a esclarecer sobre regularizações no país lusitano. Caso encontre algum erro ou queira partilhar alguma experiência, mande e-mail para partiuvamoviajar@gmail.com

Você já é um seguidor do nosso Blog? Não perca tempo, fique ligado em tudo através do cadastro no site 😀 Aliás já é um seguidor da nossa página no Facebook? É simples, clica neste link e… : PARTIU VAMO VIAJAR?

Gostou destas informações? Comente logo abaixo 😀 partilhe com o seu amigo

PARTIU VAMO VIAJAR?

Anúncios

21 comentários

  1. Então, não é necessário ir ao Brasil solicitar o visto? Ou terei que ir lá em algum momento? Estou exatamente nesta condição, e não gostaria de precisar ir ao Brasil somente para solicitar o visto…

    Curtir

    • Boa tarde Cristiano! Sua esposa poderá ser a sua sócia na abertura da empresa, caso não seja este o seu pensamento, sua esposa e filha são as tuas dependentes, ou seja, quando fazer a requisição da autorização de residência, no SEF, elas vão entrar como familiares. E automaticamente vão obter da residência no país.

      Curtir

  2. bom dia , caso eu esteja como turista e resolva ficar , posso abrir a empresa individual estando em PT , pretendo abrir um escritorio de vendas , sou representante comercial , no caso o investimento inicial seria de 5.000,0 EUROS , ou tem variação de valor para o tipo de negocio aberto .

    Curtir

  3. Já tenho uma empresa montada aqui no Brasil. Maquinario e todo material de serviço, para levar meu maquinario que é portátil e iniciar uma empresa aí em pt, também será necessário esse valor de investimento? Existe a possibilidade de ir com meu maquinario para o país?
    Aguardo retorno. Desde já obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

    • Boa tarde Antonio. Está tudo bem? Sim, este é o valor base para iniciar um empreendimento em Portugal. Não sei qual é o negócio que você deseja investir, mas a melhor plataforma para tirar esta dúvida sobre exportar o seu maquinário é o Consulado dos Portugueses no Brasil. Não sei se sabes, mas a voltagem elétrica em PT é de 220. Se você tem o desejo de investir no exterior, não deixe sua meta ao lado, mas também se prepare com informações. Boa sorte. Espero ter ajudado

      Curtir

      • Ajudou sim! Aqui no estado onde moro também usamos 220v. Irei providenciar minha visita ao consulado e buscar informações! Sabe me dizer qual melhor canal para que eu pesquise sobre o campo de empreendedores em pt. Qual melhor tipo de negócio para montar? Não consegui pesquisar sobre minha área. Mais uma vez obrigado

        Curtido por 1 pessoa

      • Fico contente, o objetivo é mesmo esclarecer, ainda porque já estive deste lado. Fazer um plano de negócios é essencial para o sucesso do investimento. Há muitos GRUPOS no Facebook, inclusive de EMPREENDEDORES BRASILEIROS EM PORTUGAL, bom é você acompanhar as informações dadas nestes GRUPOS. Afinal, qual é a sua área de empreendedorismo no Brasil? Os consulados portugueses, no Brasil possuem e-mail e eles respondem com prontidão as dúvidas. Antes de ir até o Consulado mais próximo, tente enviar uma mensagem via correio eletrônico.

        Curtir

  4. Bom Dia!!!!
    Tenho a intenção de abrir uma franquia, gostaria de saber quanto tenho, quanto custa uma franquia do Mc Donald’s em Portugal. Se é fácil? Vou ter cidadania pois sou filha de Português e irei comprar uma casa.
    Contudo gostaria de saber se tb se tornará fácil eu conseguir a franquia. Agradeço desde já..

    Curtir

  5. Me indentifiquei com o texto . Estou pesquisando o máximo possivéĺ´. Pretendo mudar-me com meu esposo até´01/2018 . Tenho uma dúvida , nosso escritorio seria em casa , pois fariamos atendimento delyveri, temos 6000,00 euros , com esse valor dá´ṕŕá´śóĺíćítar o D2?Pois o negocio é suporte e gestao de redes e microcomputadores´, logo nãõ˜será´ńéćéśśáŕíó´ḿúíto investimento . Com o visto de turista podemos começar a realizar as transaçoes ? Queremos muito fazer o máximo de contato com brasileiros .
    Agradeço !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s