Já ouviu falar das Termas de São Pedro do Sul? Partiu Vamo Viajar?

Passeando por Portugal

Antigamente os estrangeiros aglomeravam-se em três pontos do país: Lisboa, Porto e Algarve. Mas hoje em dia, os turistas buscam novas ofertas e hábitos. E agora descobriram que Portugal tem muito mais a oferecer.

Partiu Vamo Viajar?

Você já ouviu falar sobre as Termas de São Pedro do Sul?

É uma pequena cidade, situada no Distrito de Viseu e segundo informações do Wikipédia, tem cerca de 3600 habitantes. O que atrai a atenção dos curiosos nesta pequena terra é o fato das águas de São Pedro do Sul obterem efeitos curativos e de bem-star.

A vida histórica está marcada em todo o centro e em volta do Rio que banha a metrópole. Percebe-se o cuidado e a preocupação dos representantes da cidade, em designar os espaços históricos para os visitantes. Por exemplo: A Capela de São Martinho que está em bom estado de conservação e devidamente informado sobre a construção.

IMG_20170304_171604

Ainda na mesma rua e direção da capela, encontra-se outro monumento histórico de importância, que são as “Ruínas Romanas e Medievais”, que segundo o placa informativa «foi o primeiro designado pelos romanos de balneum, já com mais de dois mil anos de existência». Ainda de acordo com  as informações disponíveis na beira do memorial, se na altura dos anos 50 e 80, tivessem permanecido as escavações, poderiam concluir certamente se este balneário romano era o maior da Península Ibérica.

Interessante não é?

 IMG_20170304_171629

Não é preciso andar muito para encontrar mais vestígios históricos. Ainda na rua Dr. José de Almeida, encontra-se a piscina do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

IMG_20170304_171734

Ruas estreitas, muito bem cuidadas, cheio de olhos curiosos e visitantes chegando a todo o momento. São Pedro do Sul é rodeado de hotéis, hostes, pensões e balneários que oferecem curas termais. Parece que tudo circula ao mesmo espaço, ao atravessar a rua que encontra os pontos mais importantes, podemos sentir algum cheiro forte, talvez de enxofre e para a surpresa dos visitantes, FONTES, exatamente isto que acabou de ler, FONTES DE ÁGUAS, mas não é uma fonte comum, e sim, rodeada por fumaças, indicando que há calor. Não importa o frio que esteja na altura da visita, a água jorrada será quente.

Estas fontes ou furo, como é denominada, pode atrair ainda mais a atenção dos visitantes que por lá passeiam, e é quase impossível não colocar as mãos sobre as águas e sentir a energia e a quentura daquelas termas.

IMG_20170304_172249

Talvez seja mesmo interessante fazer o percurso pela cidade e compreender exatamente o que se passou e foi construído naqueles espaços, porque ao se deparar com a captação que conduz o fluxo de águas quentes, fica a admiração de quem lá passa e a sensação que estas águas termais podem obter de muitos benefícios a saúde.

Claro que, como em todas as cidades turísticas, encontrará nas proximidades as famosas lojinhas de lembranças. São artigos típicos da cidade e algumas vezes, desenvolvido pelos artesãos da própria terra. Há prendas de todos os gostos e preços para todos os bolsos, basta pesquisar e levar aquilo que mais lhe agrada.

Depois de um dia de passeio, descobrir um espaço para comer  é essencial. Para a nossa surpresa, encontramos um espaço tradicional, Bond´d Jau. Foi amor a primeira vista, entramos por uma portinha e tudo era vintage. Uma vista de excelência para o Rio Vouga, mesas com detalhes, área para fumantes, ambiente jovem e familiar, atendimento cinco estrelas, música ambiente, TV para quem quer assistir e a melhor notícia, bom preço.

Fecho este artigo, indicando para visitarem São Pedro do Sul, conhecerem os espaços históricos disponíveis em toda a cidade e porque não, passar mais que uma noite e usufruir dos tratamentos que oferecem nos sítios especializados?

Partiu Vamo Viajar?

 

Link com informações das Termas de São Pedro do Sul: Termas de S. Pedro do Sul

Gostou das informações? Conhece algum lugar diferente em Portugal? Entre em contanto conosco 😀 Seja um seguidor do Blog 😀

Aliás, já conhece a nossa página oficial do Facebook?

PARTIU VAMO VIAJAR?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s