Cheguei no estrangeiro e agora? Alugo uma casa, um apartamento ou escolho um quarto?

PARA BRASILEIROS QUE ACABARAM DE CHEGAR EM PORTUGAL

mundoEstabilizar é um dos primeiros desejos de um brasileiro que chega no exterior. A acomodação é a maior preocupação para quem acabou de aterrar. Ficar pagando diárias no hotel não é muito barato ou ficar alojado na casa de um amigo, por algum tempo, também não é tarefa fácil. Claro que cada caso é um caso, há anfitriões que vão dar total apoio ao convidado, por exemplo: enviando a CARTA CONVITE, com ajuda ao emprego ou informações de escolas, abertura de conta bancária, auxílio para os documentos, com a orientação sobre a cultura do novo destino, sobre como são os transportes públicos e tudo o que for necessário. Mas também há relatos de pessoas que apoiam inicialmente, e não estão estabilizados o suficiente, e portanto, ter outra pessoa na dependência poderá ser um “peso”, ou seja, é hora de você pegar as próprias malas e seguir o caminho sozinho.

Antes de decidir sair do Brasil, busque informações e não dependa de ninguém, venha com um dinheiro suficiente para se manter, procure estudar sobre as leis do país, o que é necessário para estar regularizado e procure instruções de como é locar um espaço para você ficar.

Lembrando que, qualquer pessoa que queira visitar Portugal, tem a necessidade de ter a reserva de um hotel por um determinado tempo ou precisa de uma Carta Convite, para apresentar aos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, na imigração, ainda no aeroporto.

Partiu Vamo alugar um cantinho?

Passo 1: Você veio com dinheiro do Brasil no bolso e precisa fazer a troca, certo? Vamos lá!

Ok, ok! Então já percebeu que existe oscilações no câmbio, um dia pode estar mais alto e outro pode estar muito mais baixo. E você sabe como funciona o site de câmbio para ver o quanto de dinheiro você têm? É simples! Coloque o valor da moeda local, no caso, reais, que você pretende trazer e converta em Euro, logo vai parecer uma simulação da transformação do dinheiro. Faça aqui a conversão da moeda

imagem1

Agora você já tem a noção do quanto de Euros você possui na carteira. Com base na situação financeira, decidirá entre habitar sozinho ou dividir uma casa com outras pessoas.

Passo 2: Onde posso começar a busca por um espaço para ficar?

O Facebook, tornou-se uma ferramenta primordial para a recolha de informações, você já parou para pensar? Nós estamos tão familiarizados com todos os botões e repartições, e basta um click e você recolhe diversas notícias sobre o país que deseja morar. Há inúmeras páginas e GRUPOS, que podem te ajudar no impasse de encontrar um novo cantinho para viver.

Cada um possui situações financeiras próprias, se você tem condições de morar sozinho numa casa ou apartamento, é ótimo. Nada melhor que ter a própria privacidade, sair e levantar as horas que deseja, cozinhar com qualquer tempero sem preocupar-se com cheiros, limpar a casa como bem entender e receber visitas a hora que desejar. Lembrando que, morar sozinho, acarreta não só pagar o aluguel do espaço, mas terá contas de  água, luz e gás para pagar! E se quiser ainda melhores condições, TV a cabo e Internet 😀

Dividir uma casa com outros hóspedes, há pontos positivos e negativos, como qualquer outra decisão.

  • Positivos: Poderá dividir todas as despesas da casa (água, luz, gás, Internet, TV a Cabo e as vezes, até alimentação) e assim poupar, conhecerá pessoas que jamais pensou na vida, dividirá as funções de limpezas, será uma troca cultural e aprenderá dividir o próprio espaço.
  • Negativos: Poderá calhar uma pessoa bem folgada, com culturas e ritmos diferentes, que não respeitam o silêncio e o seu espaço. Colegas que não gostam de fazer compras e “sem querer” levar o seu preparo/alimento ou que não ajudam com as tarefas da casa. É um risco, mas as vezes pode valer a pena. Como é dito no ditado popular, “quem não arrisca, não petisca” 😉

 – Já entendi, mediante as minhas condições irei escolher a minha acomodação. Por onde começar?

Como foi dito anteriormente vejo que muitos brasileiros socorrem nos grupos do Facebook. Este espaço virtual, realmente tem respostas diretas. Suponhamos que você queira morar em Portugal. Você irá inserir-se em GRUPOS DAS REDES SOCIAIS DO PAÍS QUE DESEJA, exemplo: (Alugar casa em Portugal, Quartos para arrendar em Lisboa/Porto, Classificados para brasileiros em Portugal, Portugal para Brasileiros, Brasileiros em Portugal, entre outros), quando você começar a busca na plataforma do Mark, logo, vão surgir muitas sugestões de grupos. E você decidirá qual grupo quer pertencer! A bola da vez é sua!

Lembrando que todos os grupos possuem regras próprias dos administradores, é importante ler todas as normas e respeita-las, porque nestes espaços há muitas pessoas que podem te ajudar antes, durante e depois de uma vida fora do Brasil. Nunca que diga que desta água não beberá.

Claro que, só de participar e ler TODAS AS DÚVIDAS e PUBLICIDADES de um grupo, não vai alterar nada na conquista de um espaço para ficar. É importante estar atento em todas as publicações, mas se você decidiu vim para Portugal, conhece todos os regulamentos, tem dinheiro suficiente para se manter e já tem a passagem nas mãos, é hora de pedir ajuda aos conterrâneos nos grupos: Uma dica:

– Amigos conterrâneos,

Entrei no grupo recentemente, estou partindo para Portugal no dia tal, estou a procura de uma acomodação a partir do dia tal. Quero alugar um apartamento, uma casa, um quarto….

Posso pagar até tal valor.

Alguém poderia me ajudar com informações, conhece algum espaço vago? Procuro um espaço com proximidade aos transportes públicos, ou a supermercados, ou perto de algum ponto….Fico grato se me ajudarem! Aguardo uma resposta.

E assim irá proceder a busca por uma acomodação. Hora de cruzar os dedos e aguardar por respostas.

Há sites que podem te ajudar na busca por um lugar: CUSTO JUSTO, OLX, B QUARTO, EASYQUARTO, IDEALISTA.PT. Há inúmeras ofertas de quartos, basta colocar no Google: arrendar quarto em…. (Também é necessário decidir onde (cidade) irá ficar ou visitar!).

– Mas quanto custaria um aluguel em Portugal? Para que eu realmente decida se eu quero ficar numa casa, apartamento ou quarto?

Tenha calma, o valor pode variar. No Brasil, muito poucos os casos de locação de residência ou apartamento com mobília, exatamente isto que você acabou de ler. É comum encontrar nos países da Europa, moradas com móveis e eletrodomésticos, e isto sim, poderá alterar o valor do aluguel. É importante salientar que, há possibilidades de alugarem um espaço em que todas as despesas (agua, luz, Internet e gás) estejam incluídas no valor a pagar e claro que a localização também pode influenciar no preço. O importante é PESQUISAR, PESQUISAR, PESQUISAR e dentro das próprias condições, DECIDIR qual é o melhor lugar para ficar.

Para quem deseja iniciar uma vida em território estrangeiro, seja para trabalhar ou estudar, indico encontrar uma casa pronta para morar, sem preocupar-se com mais despesas. Sobre arrendar uma acomodação no país desejado, é importante vasculhar bem os lugares, valores e as vezes conseguirá negociar.

– Beleza, de acordo com as minhas pesquisas e condições financeiras encontrei o meu cantinho na Internet. E agora?

Agora é ligar para o anunciante, pegar o endereço certinho, mostrar o seu interesse pela acomodação e marcar uma visita. Atenção, não feche um espaço, sem visita-lo e ver se tem condições necessárias para você estar lá dentro. Na hora da visita, procure saber quais são as condições de pagamento, o valor que o senhorio requer, se há mais pessoas na casa e tire todas as dúvidas do seu interesse.

Lembrando que, você chegou agora e não conhece ninguém, é normal que o dono da casa possa pedir um caução. Pensa bem, ele não te conhece e não sabe quais são os teus interesses. Então não se sinta ofendido. A grande maioria irá pedir esta entrada, que pode variar de dois pagamentos acima da renda. Mas tudo pode ter um acordo, não fique aflito e mostre ao proprietário o interesse e condições de permanecer naquele espaço (se você realmente gostou da acomodação). Este dinheiro continua sendo seu,  e o senhorio  irá devolver a grana que você entregou, se a casa tiver nas mesmas condições que você entrou. Justo?

– Na verdade eu quero mesmo é ficar hospedado num hotel, mas também não quero pagar muito caro.

O pedido será uma ordem e a facilidade para reservar um hotel, hostel ou pensão também não é complicado. Conhece o site EBOOKING?

Abaixo terá link, basta clicar e verificar as vagas disponíveis para a hospedagem. Mediante aos teus critérios, escolherá o melhor espaço, localização e preço. Antes de fechar o quarto é  importante estar atento nas avaliações e dicas dos hospedes que já passaram naquele lugar, também há estrelas de apreciação, por isto, fique atento!

LINK PARA RESERVAR ACOMODAÇÃO.

imagem2

Gostou destas informações? Comente logo abaixo!

Já conhece a nossa página oficial que inspira brasileiros pelo mundo e também passa dicas para regularização? PARTIU VAMO VIAJAR? Clica no link acompanhe e viagem conosco.

#partiuvamoviajar?

Anúncios

Um comentário

  1. […] É importante tratar da acomodação na cidade em que você decidiu estudar. As escolas possuem protocolos em que podem ajudar neste quesito, mas se achar melhor, podem alugar um apartamento, uma casa ou um quarto. Já abordamos este tema de acomodação em um artigo anterior. Se  tiver dúvidas e interesse sobre o melhor local para acomodar, clica aqui: ALUGAR UM ESPAÇO PARA FICAR EM PORTUGAL […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s