A Paulista que decidiu renovar o visto de estudante na Irlanda / Partiu Vamo Viajar

Renovar ou não Renovar? Eis a questão?

10696421

Jéssica Cerqueira, 24 anos, Brasileira, graduada em Relações Internacionais e apaixonada por Rock and Rool. A menina que saiu da capital de São Paulo e embarcou para a pequena Dublin, conta a trajetória nesta terra fria e ventosa.

Segundo a garota que leva o sorriso no rosto, o sonho de viajar é uma história antiga de amor. O destino de realização não era a Irlanda e sim a Inglaterra, a jovem diz «pelo pouco que puder ver nos filmes e ler nos livros de literatura Inglesa, Londres seria o lugar perfeito para morar e estudar, todavia o custo de vida lá é muito alto e não foi possível.».

A história da Jéssica começou com um sonho, pouco tempo depois, com a indicação de uma amiga e as pesquisas na Internet. E o projeto foi finalizado com o apoio de uma agência de viagens que impulsionaram-na a viver na terra de São Patrício, o padroeiro do país.

A Paulista sempre foi assídua nas aulas e cumpriu com excelência todas as etapas de um estudante na Irlanda. Após seis meses de aulas, obteve o meio ano de férias e conseguiu o tão desejado trabalho.

PTDC0026
Arquivo Pessoal da entrevistada

A Internacionalista é uma mulher de fé, para além de ir a missa aos domingos, carrega consigo livros religiosos. E como a confiança em Deus move montanhas, mesmo diante de todas as dificuldades de um ser humano fora da zona de conforto, ela decidiu renovar o visto e permanecer no país por mais um ano.

Muitos brasileiros que vivem na Ilha Esmeralda temem as novas regras impostas pelo governo, ainda porque as frequências das aulas estão sendo controladas e as horas de trabalhos fiscalizadas. Mas se a pessoa tiver a meta de estudar e melhorar o Inglês, deve ir a frente com o objetivo.

Questiono Jéssica sobre a Irlanda ser o país das oportunidades e ela responde claramente sobre o assunto: «Não diria terra das oportunidades, mas foi um lugar que me mostrou o quanto eu devo ser grata ao meu país de origem. Morar é difícil e a gente não imagina isso até vir e ter esta experiência. Conheci pessoas maravilhosas aqui, porém acredito que todas as dificuldades que passei só me mostraram o quanto eu amo e sinto falta do meu Brasil.  A questão profissional é a maior de todas, na minha opinião, visto que mesmo com todas as qualificações não temos oportunidade de tentar uma carreira profissional aqui . A Irlanda me recebeu com os braços abertos e sou grata por tudo que esse país tem feito por mim, porém não posso dizer que vejo esse lugar como uma terra de oportunidades, acredito que seja mais como uma terra de novas experiencias»

A menina da terra da “garoa” ainda deixa uma mensagem aos leitores que já agendaram a viagem para a capital Irlandesa «Acredito que o principal é estar disposto a tudo pelo seu sonho. Quando se mora fora do seu país é muito difícil conseguir o reconhecimento e muitas vezes você precisa fazer coisas que não gosta ou que acredita que não sejam para você, tudo em nome do seu sonho. Eu, por exemplo, nunca achei que poderia trabalhar como babá na minha vida e já estou trabalhando com isto a mais de 6 meses. Infelizmente nem sempre nossas habilidades profissionais são reconhecidas fora do nosso país de origem, por isso é preciso saber que para seguir seu sonho é necessário fazer algumas coisas que não gostamosunnamed (2)

Todas as pessoas que desejam estudar fora, seja na Irlanda ou qualquer outro local, é importante que pesquisem informações sobre as escolas que vão fechar os pacotes. É relevante entender que grupos nas Redes Sociais podem ser edificantes na recolha de dados, mas procurar os sites oficiais de serviços estrangeiros e buscas pelos consulados do Brasil poderão esclarecer com mais sucesso.

Jéssica Cerqueira não apenas confiou no fator sorte, ela correu atrás dos próprios objetivos. A jovem permanecerá integrada na sociedade Irlandesa por mais um ano, ou quem sabe, mudará para a tão sonhada Londres e depois marcamos outra tarde de entrevista produtiva e inspiradora.

12417663_933278233430043_4670257833611110655_n

“Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo” (Renato Russo)”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s