A menina que nasceu no Estado da Bahia conta um pouco da experiência vivida no Canadá

«Comprei um caderno e comecei a anotar todas as palavras novas que eu escutava»

IMG_0752

Flávia da Rocha Bacellar, 21 anos, Baiana e Administradora de empresas. A jovem brasileira conta um pouco da experiência vivida no estrangeiro.

Assim como o Brasil é conhecido como o país do futebol, o Canadá é famoso pelo Hockey no gelo. Este é um esporte não muito conhecido entre os brasileiros, mas é a tradição esportiva dos Canadenses.

O sistema educacional também é um dos pilares deste território, os estudantes canandenses são considerados os melhores do mundo em testes educacionais de ciências, matemática e a leitura. E portanto, tem um bom reconhecimento no mercado de trabalho.

IMG_0979

A entrevistada informa que este país não foi propriamente uma escolha, mas uma parceria entre a instituição de ensino com o Canadá. Foram vários fatores positivos fornecidos por este lugar que impulsionaram-na a trilhar ao destino.

Flávia passou por um procedimento de classificação e avaliação para embarcar ao país que ocupa grande parte da América do Norte. De acordo com administradora de empresas «quem fez todo o processo de entrar em contato com as instituições de ensino canadenses e de me inscrever no programa foi a minha faculdade, tendo sido analisado o meu histórico escolar, a minha participação em projetos de extensão, meu inglês, através de provas, dentre outros fatores. Os selecionados previamente passaram para a etapa de entrevistas e, por fim, foram selecionados no Brasil, cabendo ainda ao governo canadense decidir se eles estariam ou não aptos a estudarem no Canadá e se receberiam a bolsa de estudos

É importante salientar que o processo seletivo de uma universidade no exterior é bem diferente de um vestibular brasileiro. Basicamente, o perfil do estudante, as participações em atividades extra curriculares e o desempenho académico estarão numa “mão de duas vias”.

IMG_3408

Pergunto a jovem quais foram as dificuldades enfrentadas no intercâmbio e ela refere que «tive certa dificuldade inicial em relação ao idioma, visto que estudava administração em inglês e não estava totalmente familiarizada com certos termos. Também tive um amplo choque cultural, pois vivenciei uma realidade completamente diferente da que eu estava acostumada no Brasil. Os brasileiros são extremamente calorosos e afetivos, ao passo que os canadenses são mais frios e não demostram tão claramente afeto como nós fazemos.»

Em seguimento do obstáculo enfrentado com a língua estrangeira, questiono sobre qual foram as formas para superar este desafio. A jovem da cidade de Marcionílio Souza explica que «comprei um caderno e comecei a anotar todas as palavras novas que eu escutava, as quais eu tentava decorar em qualquer momento vago que tinha. Também evitei falar português durante o período no qual estive no Canadá e pedi aos meus amigos canadenses para que me corrigissem quando eu falasse algo errado»

IMG_0808

Nas horas vagas a menina que viveu no Canadá diz que costumava tirar fotos e viajar para outras cidades. Ela termina a entrevista deixando uma mensagem aos brasileiros que um dia pretendem arrumar as malas e de alguma maneira partir «Sugiro que essas pessoas tracem um plano de ação referente ao que devem fazer para alcançarem os seus objetivos e o sigam, não desistindo de seus sonhos e interesses»

A jovem brasileira que é encantada por este país deixou também um link para aquelas pessoas que tiverem interesse em maiores informações, podem acessar o seguinte site: http://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng

«o futuro pertence àqueles que se preparam hoje»

(Malcolm X)

Brutal né gente? #PartiuVamoViajar?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s