Para brasileiros que estão mais de seis meses morando em Portugal

Você sabia que agora não é preciso o prontuário do DETRAN para trocar a CNH pela carta de condução Portuguesa?

Agora os passos são bem mais simples, antes era necessário ter o documento brasileiro fornecido pelo DETRAN e com todas as autenticações possíveis.

Um novo método foi lançado recentemente e facilitou a vida dos “brazucas”. Primeiramente você precisa ir até o site do CONSULADO DO BRASIL e marcar a data da presença pretendida. Depois de ter feito isto, basta juntar todos os documentos exigidos, ou seja, ter a carta de motorista válida e atenção: a PERMISSÃO para DIRIGIR não vale para esta transformação.

Leve com você a carteira nacional de habilitação e precisará do PASSAPORTE e RESIDÊNCIA PORTUGUESA originais com as cópias. Na data marcada, você irá apresentar estes documentos para dar a autencidade e validade ao documento emitido pelo CONSULADO do Brasil.

Taxa: 15 euros

Com o documento nas mãos é correr para o IMT (Instituto de Mobilidades e dos Transportes), neste local a fila costuma ser um pouco grande. Então é importante ir mentalizado que poderá ficar um “tempinho” a espera de ser chamado. Este atendimento abrirá às 9 da manhã e fechará às 4 da tarde. No IMTT você apresentará o documento emitido pelo CONSULADO juntamente com a PERMISSÃO para morar em Portugal, um ATESTADO MÉDICO (você pode tirar no posto de saúde gratuitamente ou ir até um médico particular em que a consulta ficará em média de 35 à 50 euros, mas você evitará de ficar por um longo prazo de tempo). Os atendentes do Instituto de Mobilidade e dos Transportes vão tirar uma fotografia digital e juntar com a assinatura do requerente.

Taxa: 30 euros

Depois de confirmar todos os documentos e pagar a taxa, você já saíra com um papel do IMTT que permitirá conduzir legalmente pelas ruas e estradas portuguesas. Simples e rápido né gente? O documento original será enviado para a residência pouco tempo depois.

Imagem retirada da Internet

Gostou desta informação? Seja um seguidor do Blog e fique ligadinho em informações que inspiram e informam brasileiros pelo mundo:)

Conheça a nossa página oficial no Facebook, basta procurar PARTIU VAMO VIAJAR e deixar uma curtida e acompanhar todas as novidades.

Anúncios

35 comentários

  1. Estou a espera que enviem a minha carta ha dois anos e meio. Sim… 2 anos e 6 meses. Nao e tao rapido assim. Mesmo depols de varias tentativas de contacto, telefonicos, e-Mails, cartas, nunca obtive resposta. Presencialmente dizem que ainda terei que esperar muito mais pois o processo está demorado… porque nao fazem uma matéria sobre o “cha de cadeira” que o IMT da nos Brazucas e outras nacionalidades que precisam de transferir a carta? E dos transtornos que causam quando precisamos conduzir dentro da União, fora de Portugal? Seria interessante. Me voluntarío para ser um dos quantos a depor.
    Com os melhores cumprimentos

    Curtir

  2. Ola boa noite a todos, bom não sei a quanto tempo que as mudanças da carta funciona desta forma, mas eu em setembro de 2008 fiz a troca da minha carta de condução e não foi preciso prontuário, simplesmente pedirão a carta válida, cartão de residência e me deram a autorização para conduzir válido somente em território nacional e na hora me informaram que estava demorando a emissão de carta, mas se não estou enganado devo ter esperado alguns 8 meses

    Curtir

    • Boa noite Thaissa, está tudo bem? Bom você entrar no site do DETRAN para pegar as informações sobre a renovação da sua carta de motorista. Porque penso que a renovação deve ser presencial, visto que eles vão fazer o exame psicotécnico e terá de pagar as taxas relativa a renovação. Consulte o site do DETRAN do seu Estado de residência no Brasil.

      Curtir

  3. Boa noite! Em 2008 regressei as terras portuguesas e ainda não tinha minha residência que é o documento que te legaliza naquele país dai dei entrada no processo e consegui adquirir a mesma no ano de 2009 quando nessa mesma época pedi a uma de minhas irmãs que tirasse o prontuário de minha carta de condução pois me exigiram com isso lembro que naquela época paguei 24 euros para fazer a troca da carta e hoje estou em Orlando na Florida e garanto a todos em Portugal foi muito mais fácil pois aqui tenho que fazer todo o processo de novo e tirar uma nova carta de condução… Vida de imigrantes não é nada fácil . Novo país, novo sistema e com muito mais burocracias.

    Curtir

  4. A minha demorou uns 7 meses ou um pouco mais mas carimbavam pra mais 3 meses cada vez que voltava la e vencia o carimbo.. depois que saiu tive uma carteira com validade até 2032.. no imtt de faro e na altura ainda era dgv.. mas o processo é o mesmo.. mas o que dizem agora que já não é permitido trocar carta brasileira.. tem de tirar aqui agora.. e isto tenho ouvido desde setembro pra cá. . E não sei até que ponto é verdade. Enfim, na altura foi muito fácil trocar e só gastei 24 euros.

    Curtido por 1 pessoa

    • Boa tarde Wagner. Ainda conseguimos fazer a troca da carteira de motorista brasileira pela carta de condução portuguesa. Isto realmente não mudou. Esta é uma grande vantagem de fazer a troca, pois terá uma validade do cartão extensa. Obrigada por partilhar a sua experiência.

      Curtir

    • Bom dia Luciano, está tudo bem? Segundo as informações que eu tenho, quando chegamos à Portugal como TURISTA, a nossa carta de motorista brasileira é válida em todo o território Lusitano, por apenas seis meses. Para você fazer a transição deste documento, é necessário que você tire a permissão para morar em Portugal, ou seja, o “VISTO”. No entanto, a primeira coisa a fazer é juntar os documentos exigidos pelo Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), marcar uma data para ir até a delegação e então, se legalizar. Quando você tiver o cartão de identidade daqui de Portugal em maõs, você poderá dar o seguimento a transferência de Carta de Motorista para a Carta de Condução Portuguesa, de acordo com as informações dadas no Blog.
      Este é um link informativo do Portal SEF http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/page.aspx por aqui, você conseguirá saber em qual critério você encaixará melhor para tirar a sua permissão. Só o fato de você ter a residência portuguesa em validade, juntamente com a sua carta de motorista brasileira, você terá a chance de fazer esta transição. Se você tem a possibilidade de se legalizar como morador em Portugal, penso que seja uma boa ideia transferir este documento, afinal, sabemos que é importante. Espero que tenha te ajudado.

      Curtir

    • Olá Antonio. Está tudo bem? A residência portuguesa é a permissão para morar em Portugal. Nós brasileiros conseguimos este documentos para poder viver em Portugal e consequentemente a trabalhar ou estudar. Os critérios dependerá da seu pedido, mediante aos Serviços Estrangeiros. Pesquise informações no Site do SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras), neste local você conseguirá obter informações preciosas. Se a sua esposa, têm a cidadania italiana, penso que você não precisará da Portuguesa 😀

      Curtir

  5. Olá.. Morei em Portugal 12anos agora estou querendo voltar mas meus documentos estão vencidos.Meus filhos nasceram lá e um tem a cidadania portuguesa, queria saber se através dele conseguimos pegar também a residência? Aguardo resposta obrigada

    Curtir

  6. Como faço pra renovar minha carta de condução portuguesa vencida?? morei por 5 anos em Portugal e retornei ao Brasil em 2006, agora estou voltando pra Portugal novamente e minha carta de condução portuguesa venceu.. o que devo fazer? o processo é mais simples no meu caso??

    Curtir

  7. Olá, Sou Brasileira com cidadania holandesa. Gostaria de saber se posso mora em Portugal com minha cidadania holandesa e trocar minha carta de condução brasileira por Portugal? Eu estou indo estuda necessito de um carro para ir pro curso. Tenho que está morando em Portugal por 6 meses para poder troca a carteira? Posso troca com 1 meses morado em Portugal.?

    Curtir

  8. Boa tarde, eu tentei trocar minha Cnh brasileira pela portuguesa, mas não consegui , o imtt alegou que duvidam da legitimidade pq eu já tinha tentado tirar aqui e não passei, alguém já passou por isso que possa me ajudar?

    Curtir

  9. boa tarde. Tiram uma dúvida minha se vcs souberem ,tem uma categoria da minha habilitação que esta vencida. Minha carta e portuguesa. Mas nao tenho Residencia. Por acaso sabem me dizer se consigo troca esta categoria que esta vencida.

    Curtir

  10. Boa noite Janaína Nunes Leite
    Minha dúvida tentei trocar minha carta Brasileira permanente no prazo de validade pela portuguesa e me foi negado.
    Sou residente legal no país e quando imigrei pra cá vim com a provisória a mesma venceu e não troquei logo, pois não tinha ido ao Brasil, me inscrevi na escola de condução ca em portugal e não conclui o processo foi reprovado no codigo, então passaram 2 anos que temos para tirar a carta aqui eu desisti, esse ano fui fui ao Brasil de férias e conseguir renovar a minha habilitação Permanente ao voltar, fiz todo procedimento consulado etc.
    E no IMTT foi negado querem que faça todo procedimento prova teórica e prática devido o processo anterior que já venceu o prazo. Sendo que tenho carta válida brasileira e documento
    De residência legal.
    O que posso fazer pra recorrer?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s