A jovem brasileira conta como é viver na terra mágica chamada Istambul

«A Turquia vai mudar a sua perspectiva sobre muitas coisas»

A história inspiradora da Daniele

Daniele Carvalho, 20 anos, nascida no Estado do Rio de Janeiro, Poliglota, viajante e amante da vida. A menina aventureira tem um histórico fantástico de viagens e residências pelo mundo.

A Sul Fluminense têm descendentes portugueses, talvez seja isto que a fez gostar de conhecer novos territórios. Portugal é um país que fez parte da história do Brasil e aprendemos nas escolas que eles foram os grandes descobridores da altura. Mas vou deixar toda esta “lorota” de lado e voltar a contar a trajetória da Dani.

Ainda criança a garota viveu por um tempo na Espanha mas foi na terra dos lusitanos que ficou grande parte da vida e até ingressou na Universidade. Não sei se todos sabem, mas as escolas de ensino superior da Europa possuem um programa chamado ERASMUS. O projeto permite que o aluno estude em outra faculdade europeia por um período de tempo entre 3 e 12 meses e foi nesta possibilidade que a jornada da luso-brasileira começou.

Ainda no curso, a universitária preferiu a Hungria para aprender mais sobre a profissão que escolheu para a vida e em conjunto desfrutar da oportunidade de ficar neste novo destino. No fim da mobilidade académica ela descobriu uma oferta de trabalho irresistível e assim…

#Partiu para Istambul!

Para entrevistada esta experiência está sendo enriquecedora e hoje até “arranha” a língua turca, embora o Inglês seja essencial para esta transição. A Gestora de empresas diz que nunca imaginou, mas que muitos brasileiros vivem na Turquia. A jovem informa que «Comparado com outros países da Europa o custo de vida na Turquia é bem mais baixo. Comida, roupa, calçado, viagens são acessíveis. A única coisa que o preço é mais caro é o aluguel. Você encontra um quarto com o preço a partir de uns 250/300 euros com as despesas incluídas

Questiono sobre a gastronomia do país e Daniela deixa claro que «A gastronomia turca é riquíssima, eles adoram cozinhar. Quando cheguei aqui, fiquei tão espantada com a quantidade de pratos típicos que há. Ainda estou perdida com os nomes deles e costumo dizer que a Turquia tem uma comida tradicional para cada dia do ano».

12067970_10154228545671679_849032115_n

É notável que Daniela está bem em Istambul, quando peço uma mensagem aos leitores e é logo dito «Não viva preocupado com os seus planos. Deus sempre ri deles, apenas viva livremente, mantenha a sua porta aberta às oportunidades e deixe que a página da sua vida seja pintada»

Para fechar a matéria inspiradora pergunto a luso-brasileira o que ela diria aos brasileiros que pretendem viver neste país, «Se preparem porque você vai literalmente entender o que significa quando dizem que o amor e o ódio caminham juntos. A Turquia vai mudar a sua perspectiva sobre muitas coisas».

Partiu Vamo para Istambul?

«Há uma força motriz mais poderosa do que o vapor, a eletricidade e a energia atómica: a vontade.»

(Albert Eistein)

O depoimento da Daniela enche os corações, não é mesmo?

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s